Cemig alerta para aumento do consumo de energia elétrica durante as férias

 

“No período de férias, a tendência é que haja aumento no consumo de energia elétrica.” A observação é da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que orienta práticas para que os consumidores economizem no gasto e não tenham surpresas quando a fatura chegar.

Na hora de viajar, por exemplo, retire os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas, mantendo apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos. De acordo com estimativas, aparelhos ligados em modo stand by respondem por 15% da conta de energia elétrica.

De acordo com Luciano Barreto, engenheiro de eficiência energética da Cemig, “para economizar é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada. Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais, no modo de espera, do que os mais modernos”, orienta.

O computador também deve receber atenção. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento. Outra dica é que se utilize o temporizador nos televisores, pois muitas crianças adormecem em frente da televisão ligada. O desligamento automático evita o desperdício de energia.

Banho e geladeira. De acordo com o gerente de eficiência energética, os dois equipamentos que mais consomem energia elétrica são chuveiro e a geladeira, respectivamente. Nas férias existe aumento no número de pessoas em casa, período em que é comum receber visitas. Consequentemente, aumenta a quantidade de banhos e uso do chuveiro. “A recomendação para economizar energia com esse equipamento é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona redução no consumo ao fim do mês de até 10%”, explica Barreto.

Ainda de acordo com ele, uma geladeira em bom estado funciona 12 horas por dia, o que representa 360 horas de consumo por mês, por isso também necessita de atenção. “É muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e, consequentemente, aumenta o consumo. Cuidados como esses podem colaborar para a economia no fim do mês”, reforça.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: