Cemig detecta irregularidades em mais de 30% das 101 inspeções

Foto/ Sandro Neves

Cemig divulga balanço de mutirão de inspeções e cortes realizados em Uberaba. Conforme os dados repassados ao Jornal da Manhã, foram realizadas 101 inspeções em unidades consumidoras de diversos segmentos, dentre os quais 33 apresentaram irregularidades, que estão sendo analisadas.

As inspeções estavam previstas para acontecer em 22 postos de combustíveis e mil cortes por inadimplência, mas, segundo o agente comercial da Cemig, Silvio Teodoro da Silveira Júnior, além dos postos, foi possível realizar o trabalho em outros ramos de atividades, no comércio em geral, em pequenas indústrias, bem como em residências. “Destas inspeções que realizamos, que foram mais de cem, identificamos 33 casos em que os medidores apresentavam indício de manipulação, sendo todos retirados e encaminhados para o laboratório da Cemig para análise”, explica o agente comercial.

Segundo o agente, o índice de 33% sobre os locais visitados é uma quantidade significativa, contudo, ele explica que a inspeção foi direcionada para os locais em que se esperam irregularidades. “Nesta ação encontramos problemas de duas formas, sendo uma fraude feita no medidor, que faz com que ele marque menos do que deveria, e o tipo que chamamos de furto, quando tem um condutor de energia passando por fora do equipamento de medição”, diz.

Silvio destaca que, se for comprovada a irregularidade, será feita mais uma análise no histórico de consumo e identificado quando houve a redução. A partir disso, será feito o acerto de faturamento desse período para encaminhar à cobrança ao consumidor. “Isso é feito a partir de regulamentação da Aneel; não foi a Cemig que estabeleceu. Inclusive, assim que recebe a cobrança, a pessoa tem direito de recurso no prazo de 30 dias”, diz.

Para finalizar, Silvio revela que essas ações de mutirões podem acontecer em Uberaba outras vezes, além do trabalho rotineiro.
 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar