Cerca de 200 mil animais serão vacinados contra aftosa na região

 

Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa foi lançada no último sábado (27), em Uberaba, pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Para este ano a dosagem será reduzida de 5ml para 2ml. Romeu Borges, presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), alertou que a venda da vacina contra febre aftosa da campanha está liberada. Em Uberaba, a expectativa é que mais de 200 mil animais sejam imunizados.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão responsável pela gestão da campanha de vacinação e fiscalização do comércio de vacinas no estado. O IMA esclareceu que deverão ser imunizados na primeira etapa de vacinação deste ano em Minas Gerais cerca de 23,5 milhões de animais. O IMA justificou ainda que a alteração da dose da vacina – de 5ml para 2ml – deve-se à expectativa de diminuir as reações vacinais com a aplicação do produto, uma reivindicação do setor produtivo e da indústria da carne.

Em Uberaba, no último fim de semana, a ministra Tereza Cristina lembrou que, graças ao sucesso das campanhas de vacinação, o Brasil conseguiu ser declarado, no ano passado, livre da aftosa com vacinação e, agora, está iniciando um programa para a retirada gradual da vacina. Por enquanto, apenas Santa Catarina é considerado Estado livre da aftosa sem a necessidade de vacinação. “É importantíssima a responsabilidade do produtor brasileiro em vacinar seu gado”, disse a ministra. “Existe um programa que o produtor brasileiro precisa seguir para vacinar no prazo correto, ele precisa usar a vacina em 30 dias, e a dosagem vai diminuir.”

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: