Cerca de 500 animais são castrados em Uberaba no Mutirão da Zoonoses

Fotos/Divulgação/André Santos

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias castrou 475 animais no último domingo (6) e segunda-feira (7) durante o Mutirão de Castração. O Mutirão foi realizado em parceria com o Hospital Veterinário de Uberaba, dentro das ações de Bem-Estar Animal.

Segundo balanço divulgado pela chefe da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte, Luma Tamm Luiz da Costa, no dia 06 de dezembro, foram 218 castrações no total, sendo 94 cadelas; 27 cães machos; 53 gatas fêmeas e 44 gatos machos. Já no dia 07 de dezembro, foram 257 castrações no total, sendo 77 cadelas; 51 cães machos; 82 gatas fêmeas e 47 gatos machos.

Ela destaca a importância da castração no controle de zoonoses. “A castração é de extrema importância para evitar uma série de doenças e crias indesejadas, e tem como propósito, também, não deixar que os animais sofram, além de atender a comunidade que não tem condições de arcar com os custos de um profissional veterinário”, ressalta Luma.

Bem-Estar Animal. Dois equipamentos públicos foram entregues esta semana dentro das ações de Bem-Estar Animal. Um deles foi a reforma da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte, junto ao Centro de Controle de Zoonoses e Endemias, no bairro Tutunas. Lá são realizadas atividades como observação de cães suspeitos de raiva, teste de leishmaniose (mensalmente são realizados em torno de 8 a 10 testes), eutanásias com laudo veterinário, microchipagem animal e vacinação antirrábica. Ainda, foi inaugurado o Mercado Solidário Pet, no centro da cidade, nesta terça-feira (8), com o objetivo de criar uma rede de solidariedade, convidando a população a doar produtos veterinários para atendimento aos animais de pessoas de baixa renda e animais comunitários.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar