Cerca de 75 mil pessoas recebem o Auxílio Emergencial em Uberaba

 

Jairo Chagas

Desde o início do pagamento do Auxílio Emergencial, grandes filas têm sido formadas diante das agências da Caixa

Cerca de 75 mil pessoas em Uberaba são beneficiadas com o Auxílio Emergencial do governo federal, somando mais de R$130 milhões ao final das três parcelas. O cálculo é do superintendente de Rede da Caixa Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Antônio Minuk. “Este valor é referente a pagamentos em conta digital ou creditados”, informa.

De acordo com ele, a estimativa abrange as três parcelas do benefício – de R$600 –, incluindo mães solteiras, chefes de família, que têm direito a parcelas no valor de R$1,2 mil. Neste sentido, o superintendente analisa que as filas são inevitáveis, visto que é o “maior pagamento da história” da Caixa Econômica Federal. Somente em Uberaba, cada agência está atendendo, diariamente, em torno de 500 pessoas. Em todo país, 50 milhões de pessoas estão aptas a receber o benefício. “E este volume expressivo de pessoas é nossa grande preocupação”, diz.

Para minimizar o problema, Minuk esclarece que as agências estão abrindo duas horas mais cedo. Além disso, houve a contratação de vigilantes para monitorar as filas, além da ampliação de recepcionistas, para realizar a triagem nos atendimentos ainda na fila. Mesmo assim, as pessoas ainda não estão respeitando e, após orientação, já ocorrem aglomerações, diz o superintendente.

No entanto, ele também observa que muitas pessoas estão procurando as agências para buscar informações. Alguns, inclusive, já tiveram o benefício negado. “Em todo país, 16 milhões de pessoas foram reprovadas e não adianta ir às agências, pois não há como reverter a situação”, revela. Outros ainda estão com os dados inconsistentes, ou seja, ainda não foi concluída a análise pelo Dataprev – o que deve ser feito nos próximos dias. “Esta situação atinge cinco milhões de pessoas em todo país e quem está nesta condição deve rever os dados informados para verificar se tem algum erro”, diz.

A CEF também trabalha para estabilizar o aplicativo “Caixa Tem” pra receber o Auxílio Emergencial, que vem registrando elevado número de acessos. “Através dele, o beneficiário pode gerar a senha para receber o valor do auxílio nas casas lotéricas – que pode minimizar as filas nas agências”, diz Minuk. O aplicativo, que tinha capacidade de 200 mil atendimentos simultâneos, foi dimensionado para 500 mil e, atualmente, realiza um milhão de atendimentos simultâneos.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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