Chuvas do fim de semana elevam vazão do rio Uberaba

Foto/Divulgação/Codau

Medidor de Nível Ultrasônico, instalado na Estação de Captação da Codau no rio Uberaba

Chuva constante registrada no fim de semana, especialmente no domingo (24), contribuiu para o aumento da vazão do Rio Uberaba. Nesta segunda-feira (25), o índice chegou a 6.500 litros de água por segundo, quase o dobro do registrado na última sexta-feira (22), quando o volume era de 3.000 l/s. Os dados de vazão passaram agora a ser instantâneos com a instalação de um novo sistema de medição que realiza o monitoramento contínuo da disponibilidade hídrica do principal manancial de abastecimento de Uberaba.

Os registros são transmitidos por um medidor de nível ultrassônico, aparelho posicionado na Estação de Captação da Codau, em um suporte fora da água. Ele emite constantemente pulsos de ultrassom contra a superfície do rio. A transmissão de sinal para a central de operação é eletrônica, via remota e em tempo real.

A partir desse dado de nível do rio, a vazão é automaticamente calculada por meio de uma equação estabelecida especificamente para esse local. Para obtê-la, foram feitas medições de vazão na estação de 2013 a 2020, com o equipamento Correntômetro de Perfilagem Acústica por Efeito Doppler (ADCP- Acoustic Doppler Current Profiler).

O valor calculado é transmitido via rádio ao Sistema de Supervisão Central instalado na Estação de Tratamento de Água, no bairro Boa Vista. “A vazão do rio Uberaba define a tomada de decisões operacionais quanto ao abastecimento da cidade. E esta automação, com as informações mais precisas, torna mais prático o monitoramento do rio”, explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto.

Atualmente em Uberaba, o consumo é de 900 litros/segundo de água. Em mais de 90% do ano, a cidade é abastecida com tranquilidade pelo rio Uberaba.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar