Codau afirma que vazão do Rio Uberaba é tranquila para o período de seca

O Climatempo divulgou a previsão para o inverno 2018 na região sudeste, que historicamente é de tempo seco, dias de sol e céu azul, predominando na maior parte da estação e na maioria das áreas da região. Em anos normais, a chuva durante o inverno ocorre basicamente na passagem das frentes frias, porém, poucos sistemas conseguem provocar chuva pelo interior do Sudeste.
Ainda de acordo com o Climatempo, a média de chuva para o inverno já é baixa na Região Sudeste. E a previsão é de que a chuva fique dentro do esperado principalmente no mês de julho. Porém, abaixo da média nos meses de agosto e setembro, principalmente em São Paulo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que nos dois últimos anos não houve precipitações no mês de julho em Uberaba. Em 2018, a última chuva forte na cidade, registrada pelo Inmet, foi de 38mm no dia 17 de abril. Mesmo diante desse quadro característico de inverno, o rio Uberaba continua com vazão suficiente para abastecer a cidade. A última medição apontou um volume de 2.500 litros/segundo. É uma vazão normal e histórica para a estação do inverno, quando o rio começa a diminuir o seu volume por contas das baixas precipitações.
A partir do início de agosto o Codau deverá se preparar para montar o sistema de transposição de água do rio Claro. “Neste mês nossas equipes já fazem os ajustes técnicos finais nos motores que serão instalados lá. O bombeamento do rio Claro para o rio Uberaba será acionado quando for necessário”, explica o presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto. Ele orienta a população para adequar suas reservas domésticas como uma forma permanente de cuidado.
Dica. Ter uma caixa d’água compatível com o tamanho da família é um dos passos fundamentais para enfrentar qualquer situação anormal de abastecimento público. “Uma casa com 4 pessoas deve ter uma caixa de água de 1000 litros, ou seja, 250 litros por dia para cada morador. Esse é o volume ideal para o consumo do uberabense, que historicamente já consome bem acima da média nacional. A média brasileira é de 154 litros/habitante/dia”, completa. 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar