Codau não recomenda instalação de bloqueador de ar em hidrômetro

A Companhia Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) orienta que a instalação de bloqueador de ar junto ao hidrômetro é ineficiente. O Jornal da Manhã solicitou posicionamento diante da difusão de que a passagem de ar pela tubulação, quando há intermitência no abastecimento, geraria acréscimo na conta. 

Em nota, a autarquia afirmou que “não recomenda a instalação de bloqueadores de ar porque não existe eficiência comprovada”. O texto relata que o ar existente na rede de distribuição é mínimo e está ligado ao bombeamento da água, não tendo como controlá-lo. Ainda de acordo com a Codau, o registro de consumo só ocorre quando os ponteiros do hidrômetro se movimentam. “O aparelho possui seis números. Quatro pretos e dois vermelhos, e o ponteiro no centro, que trabalha como uma espécie de suspiro, que não gira quando passa ar”, alega. 

O consumidor deve ficar atento ao histórico de consumo, caso perceba alguma diferença significativa no valor de sua conta de água, e procure o Serviço de Atendimento ao Cliente, localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, 4.295, para o caso ser analisado. Análises de alteração de conta são conferidos caso a caso.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

%d blogueiros gostam disto: