Codau programa suspensão da distribuição de água neste domingo em Uberaba

Centro de Reservação 11, no Conjunto Uberaba I (Foto/Divulgação Codau)

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) fará uma parada prolongada na distribuição de água para região Nordeste da cidade, neste fim de semana.

O objetivo é a melhoria do sistema elétrico do Centro de Reservação 11 (CR), localizado no conjunto Uberaba I. Será feita a substituição do Quadro de Comando de Acionamento (QCA) da bomba do poço profundo. O Quadro atual será substituído por um mais moderno, que utiliza inversor de frequência. Este equipamento oferece a redução do consumo de energia elétrica e aumenta a vida útil tanto do motor, quanto do sistema de bombeamento, permitindo assim maior eficiência e capacidade operacional dos motores, controlando a vazão da água através da rotação da bomba.

“Na prática poderemos aumentar ou diminuir o volume de água que é captada no poço, de acordo com suas especificações. Hoje tal possibilidade não existe. Esta alteração já é umas das medidas que vamos implementar na Codau para reduzir perdas de água no sistema e diminuir os custos com a energia elétrica”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Parada – A suspensão da distribuição de água ocorrerá no domingo, dia 31, das 7h até por volta das 11h e, logo em seguida, o abastecimento será restabelecido. Mas o poço profundo será mantido desligado, para a substituição do QCA. E esta etapa deverá ser concluída somente na segunda-feira, dia 1º de fevereiro, até às 18h.

“Importante destacar que a água captada neste poço ajuda a acelerar o restabelecimento do nível de água do reservatório cilíndrico do CR-11, que tem capacidade para armazenar cerca de 6 milhões de litros. Significa então, que poderá haver intermitência no abastecimento para a região nordeste da cidade até o final da segunda-feira, pois haverá menor disponibilidade de água, enquanto o poço estiver parado para as intervenções elétricas”, lembrou o diretor de Saneamento, Paulo José Stival Coelho.

Por isto, a Codau orienta a população dos bairros da área de influência do CR-11 a controlar as suas reservas das caixa d’água doméstica até a conclusão das obras.

Os bairros de atendimento do CR-11 vão estão desde o Jd. Primavera, Conjunto Uberaba, passando pelo Antônia Cândida, Belo Horizonte, Elza Amui, Maringá até alcançar o Residencial 2000.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar