Colaboradores surpreendem patrões com paralisação de atividades em indústria de produtos biológicos

 

Colaboradores da Biovalens em Uberaba, indústria produtora de defensivos biológicos, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (1ª) por discordarem da data-base do reajuste salarial de 2020, com correção aplicável a partir de julho, firmado em Convenção Coletiva de Trabalho entre sindicato laboral e patronal.

A categoria é representada pelo Sindicato Dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Plásticos, Cosméticos, Fertilizantes, Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), enquanto do lado patronal está o Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais (Sindusfarq).

Os funcionários da unidade do Grupo Vittia na cidade, no entanto, querem receber o retroativo dos meses de março, abril, maio e junho. A presidente do Stiquifar, Maria das Graças Carriconde, esteve no local para esclarecer aos trabalhadores como funciona a Convenção Coletiva de Trabalho, firmada em julho deste ano, e buscar uma solução. “Esse ano, infelizmente, a gente não teve sucesso na negociação coletiva para retroagir à data-base, que é março. Então, o reajuste conquistado foi a partir de julho”, explica. Segundo ela, todos os 33 trabalhadores da empresa paralisaram as atividades.

Para Carriconde, a paralisação e a provocação dos trabalhadores são legítimas. “A gente está junto deles para fazer com que a empresa negocie o reajuste a partir do dia 1ª de março.” Agora, o sindicato da categoria tentará firmar Acordo Coletivo de Trabalho com a indústria. Além disso, será pleiteada outras reivindicações, como implantação de programa de participação de lucro.

Por meio de nota, a empresa informou que “mesmo atuando de acordo com a legislação e convenção coletiva, foi surpreendida pelas reivindicações dos colaboradores”.

“Neste momento, aguarda o ofício do sindicato para entender e analisar as propostas apresentadas. O Grupo Vittia reforça o seu compromisso com a lei e com seus colaboradores”, finaliza o comunicado.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar