Colégio Cenecista Dr. José Ferreira se mantém consolidado como instituição de referência na Educação

Com sessenta e seis anos de tradição, Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é referência na Educação em Uberaba. É um colégio modelo, sendo um dos mais superavitários das 67 unidades que compõem a Rede CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade).

O diretor, Marcelo Adriano Piantkoski, descarta qualquer insegurança envolvendo o futuro da instituição de ensino, que atende mais de 1.800 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. “Nosso projeto pedagógico e metodologia estão ativos e com capacidade de inovação para o futuro. Nós temos grande compromisso e enorme responsabilidade com nossos alunos”, assegura o diretor.

Com uma infraestrutura própria, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira conta com 125 professores e 60 técnicos administrativos em atividades presenciais e home office. Além do conteúdo programático, os alunos têm acesso a pedagogia bilíngue, estudos orientados em todas as áreas do conhecimento, aulas de reforço, atividades extras gratuitas como dança, balé, natação, teatro, ginástica, robótica, pré-vestibular, entre outros. Tudo incluso na mensalidade.

A pandemia do novo coronavírus trouxe grandes desafios e mostrou sua capacidade em se adaptar quase que imediatamente ao “novo normal”. Em dez dias, toda tecnologia de aulas remotas foi disponibilizada para os alunos, professores, através do Sistema CNEC Home Learning, oferecendo a estrutura pedagógica, na plataforma virtual exclusiva da Rede. A ferramenta oferece um ambiente de aprendizagem completo, com aulas ao vivo e gravadas, simulados e chats online, estudos orientados e comunicação em tempo real com os alunos e pais, por meio de notificações.

É claro que as mudanças trouxeram impactos econômicos sendo importante promover as readequações para garantir a qualidade da gestão à unidade escolar. O diretor reconhece que, com a pandemia, cresceu a inadimplência e houve necessidade de reduzir o quadro de funcionários – que já estava em processo de renovação. Quanto às relações de trabalho, os salários dos funcionários e professores estão em dia, sem atrasos. E aqueles que foram desligados houve acordo para o pagamento das rescisões. Em nenhum momento houve interferência na operação pedagógica. “Não houve prejuízo no conteúdo programático”, assegura Marcelo Piantkoski. Este ano, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira vai cumprir os 200 dias letivos e, o mínimo, 800 horas anuais do calendário escolar de 2020, conforme prevê a legislação. “Toda nossa documentação está sendo validada junto a Superintendência Regional de Ensino, com protocolos semanais”, completa o diretor.

Além disso, não há nenhuma discussão em andamento de que outra gestão possa assumir a Direção do Colégio Dr. José Ferreira. Marcelo Piantkoski diz que foi cogitada uma ideia neste sentido, pela Associação de Pais, a qual é “juridicamente impossível”.

 

Continua depois da publicidade

 

 

Sistema de Ensino Cnec. É no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira que funciona a sede do Sistema de Ensino CNEC, que conta com 150 colaboradores. São vinte anos de atuação no mercado atendendo 20 mil alunos da Educação Básica e outros oito mil alunos do Ensino Superior. O Sistema de Ensino CNEC presta serviço para todas as 67 unidades da rede além de 12 colégios conveniados, 11 faculdades e dois centros universitários.

No total são R$50 milhões investidos em equipamentos gráficos de ponta para a confecção do material didático elaborado pelos professores da rede além de estúdio de gravação de vídeos, que produzem 1.200 aulas por ano.  É responsável pelo desenvolvimento de diversas ferramentas tecnológicas voltadas para o Ensino, como CNEC Digital, CNEC Home Learning, o Super Aprova e o Pré-vestibular online.

Aprovação. Todos os anos, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira é recorde em aprovação de alunos nas melhores instituições de Ensino Superior do país. Em 2020, já contabiliza 106 aprovações, em 27 cursos de 24 instituições de todo o país. E os números podem aumentar.

No Enem, os resultados também são positivos. Levando em conta os parâmetros do Inep, que leva em consideração a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira ficou em primeiro lugar no ranking em Uberaba.

 Daniela Brito
Jornalista

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar