Com acervo de 75 mil exemplares, Biblioteca Bernardo Guimarães continua funcionando na pandemia

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães continua atendendo durante a pandemia. A leitura desenvolve a concentração, emociona, diverte, amplia conhecimentos, estimula a criatividade e aguça a imaginação; “é uma forma de felicidade”, disse certa vez o escritor argentino Jorge Luís Borges. Poeta, dramaturgo e crítico literário, Borges é um dos autores com obras que integram o acervo com cerca de 75 mil exemplares da biblioteca, que atende aos mais variados perfis de leitores. 

Devido a pandemia, o número de usuários presenciais está limitado a até 20 pessoas. Para levar um livro para casa é necessário fazer o cadastro de leitor (carteirinha). O procedimento é simples, sendo necessários uma foto ¾, comprovante de residência atualizado e um documento de identidade com fotografia. Cada pessoa pode levar até três livros de uma vez, com 10 dias de prazo para a devolução. 

A chefe do Departamento de Bibliotecas da Prefeitura de Uberaba, Taciana Marques Mendes Peçanha, destaca que a Biblioteca Bernardo Guimarães segue todo protocolo sanitário de prevenção e combate à Covid-19, para a segurança dos servidores e usuários. Nesse sentido, ela reforça que para acessar o prédio é obrigatório o uso de máscara, enquanto que no local estão disponibilizados dispensers com álcool em gel. Ainda conforme Taciana, o atendimento no setor infantil está restrito aos empréstimos. 

Memória viva – Perto de completar 112 anos, a Biblioteca vai ganhar uma exposição em abril para comemorar a data, como revela Taciana, que coordena a organização do acervo que vai recontar a história centenária. A Galeria de Arte Anatê vai abrigar a mostra. A Biblioteca abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e está localizada na Rua Alaor Prata, 317, bairro Estados Unidos. 


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar