Com baixo estoque, Hemocentro celebra hoje o Dia do Doador

Paulo Roberto Juliano Martins, coordenador do Hemocentro Regional, mostra o estoque ainda reduzido, mesmo com bom volume de doação

Falta de doadores de sangue no Hemocentro de Uberaba é sempre uma preocupação. Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue, um componente que está em falta no Hemocentro da cidade. Mesmo com leve melhora nos últimos dias, ainda falta sangue nos estoques para doação.
Nos últimos anos foi possível observar que o número de doadores vem aumentando, mas, por outro lado, a demanda também cresceu. O sangue ainda é um produto insubstituível e cada vez mais os procedimentos médicos precisam deste produto. Apesar da população de Uberaba e região ser bastante sensível à causa, existem fatores que levam à redução de doadores.
“As pessoas deixam de doar por conta do trabalho, problemas pessoais, as férias, muitos saem de viagem e não fazem a doação. O frio também influência, sempre há redução quando as temperaturas caem. Mas a comunidade geralmente é sensível à causa. Em Uberaba temos uma população sensibilizada muito grande, mais de 70% dos doadores realizam um gesto de altruísmo sem que seja para uma pessoa específica”, revela o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano Martins. Quanto ao estoque, segundo Paulo, neste momento ele está razoável. Os tipos de sangue “O” positivo e “O” negativo são que estão abaixo do nível ideal.
A situação com estoque baixo gera preocupação com as demandas desenvolvidas nos hospitais. Em alguns casos é necessário até o cancelamento de cirurgias. De acordo com a hemoterapeuta do Hospital de Clínicas, Sheila Soares Silva, a demanda de sangue no HC se faz principalmente nos casos de urgência, com pacientes traumatizados e casos graves, em cirurgias de grande porte e tratamentos oncológicos. “Para se ter uma ideia, somente o Hospital de Clínicas, pelo serviço que realiza, teria uma necessidade de 400 doadores por mês. No Hemocentro, como um todo, para atender à demanda de todos os hospitais, precisaríamos de 80 doadores por dia, e não temos esse número, sendo em média 60 por dia”, revela Sheila.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: