Com estoques zerados, cidade recebe 1,2 mil doses da vacina pentavalente

Ivan José da Silva, superintendente regional de Saúde, revelou que o repasse das vacinas pelo Ministério da Saúde foi suspenso por quase dois meses
Doses da vacina pentavalente chegaram à Superintendência Regional de Saúde em Uberaba. Em falta nos postos de saúde, as 1.200 doses disponibilizadas para o município de Uberaba foram entregues na tarde de ontem à Secretaria Municipal de Saúde. A vacina pentavalente protege crianças de até seis meses de doenças como difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.
Segundo o superintendente regional de Saúde, Ivan José da Silva, foram quase dois meses com a falta de doses. “Aqueles municípios que possuíam estoque maior não sentiram a falta da vacina, outros, na maioria dos casos cidades maiores, como Uberaba, ficaram com estoque vazio por semanas”, explica. Segundo Ivan, o governo federal é quem compra as doses e as distribui aos Estados, que, por sua vez, as repassam aos municípios. “A falta da pentavalente aconteceu devido a uma revisão na linha de produção dos laboratórios, que promoveram adequação solicitada pela Anvisa, o que gerou o desabastecimento. Com o tempo, os estoques foram baixando e houve o vazio de distribuição”, diz.
Essa foi uma situação que aconteceu em todo país, mas que começa a se normalizar. De acordo com diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, assim que as doses chegaram ao município, elas começaram a ser distribuídas aos postos de saúde. Porém, ele não esconde que a quantidade enviada pela superintendência ainda é aquém da necessidade. “Normalmente recebemos em média duas mil doses por mês da pentavalente. No mês passado foram 250, que acabaram, e agora foram 1.200, que também podem acabar logo, pois temos que suprir a demanda de julho e ainda a deste mês. E a procura pela pentavalente é grande. Por isto, espero que logo novas doses sejam entregues”, explica Robert.
Por sua vez, Ivan, também espera que agora a distribuição pelo Ministério da Saúde seja normalizada.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: