Com obra de viaduto lenta, tráfego em trevo de BRs fica sobrecarregado

Fotos/Jairo Chagas


Retomada no início do ano, a obra da passagem inferior da BR-050 segue lenta e dará solução para a sobrecarga do trevo

População reclama do tráfego no entroncamento viário das BRs 050 e 262, na entrada da cidade, pela avenida Marcus Cherém. Segundo relatos de motoristas, o local é muito movimentado e registra constantemente engarrafamentos e acidentes de trânsito, principalmente em horários de pico, por ser uma das principais vias para bairros como Jardim Maracanã, Residencial Rio de Janeiro, Isabel do Nascimento e adjacências.

O acesso viário está dentro do Projeto Travessia Urbana, que prevê a adequação das marginais das BRs no perímetro urbano. Projeto iniciado no governo do ex-prefeito Anderson Adauto foi interrompido pelo fato de a empresa contratada ter abandonado a execução da obra no fim de 2016. A retomada da obra passou a ser discutida a partir de 2018. Inicialmente, houve a tentativa de que a concessionária do trecho da rodovia assumisse e finalizasse o viaduto na BR-050, mas a proposta não foi aceita pela ANTT.

Nova licitação foi realizada em setembro do ano passado para a contratação de empresa responsável pela obra, orçada em R$4,16 milhões, com intervenções entre o quilômetro 792 da BR-262, próximo ao Residencial 2000, até o quilômetro 803,3, na interseção com a BR-050, sentido Campo Florido.

Na ocasião, o prefeito Paulo Piau afirmou que a conclusão do acesso do plano viário contemplaria importantes bairros, beneficiando milhares de pessoas diariamente e contribuindo significativamente para a mobilidade urbana do município. Em janeiro, o Porta-Voz publicou o extrato do contrato com a empresa Concrepoxi Engenharia, para execução das obras com custo de aproximadamente R$3,5 milhões, com duração de doze meses.

No entanto, quase sete meses depois, a queixa é que o local é mal sinalizado e oferece riscos aos motoristas. A reportagem entrou em contato com a administração municipal e também com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, até o fechamento desta edição, não havia recebido nenhum retorno. A construção do viaduto vai criar uma passagem inferior da BR-050, ligando os bairros São Cristóvão e Recreio dos Bandeirantes, viabilizando acesso aos bairros localizados ao lado sul da rodovia, desafogando o tráfego no entroncamento das duas BRs.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar