Começam celebrações online do 13 de maio

Fundação Cultural de Uberaba (FCU) lança, a partir desta segunda-feira (11), série de vídeos nas redes sociais em alusão às celebrações de 13 de maio. Devido à pandemia do novo coronavírus, a comemoração da abolição da escravatura será online.

Serão cinco vídeos. O primeiro apresentará a história da data. Para a presidente da FCU, Jaine Basílio, é uma forma de dar continuidade aos trabalhos culturais.
“Nós não poderíamos deixar uma data tão importante sem as comemorações merecidas. Por ser uma mulher negra, acredito que comemorar a abolição da escravatura mesmo que online, por causa da pandemia, valoriza a cultura afro de Uberaba, que inclusive é registrada como patrimônio imaterial.”

Na série online, o representante da Câmara de Comércio Brasil/Moçambique, liderança da cultura afro em Uberaba, Sinfrônio José da Silva Júnior, abordará o desenvolvimento do Brasil e de Uberaba a partir da chegada dos negros. O representante pontua que o 13 de maio está registrado nos anais da história do Brasil. “Foram 400 anos de escravidão de puro sofrimento. Negros que vieram em situação desumana para o país. Nós construímos o Brasil. A participação dos negros na construção de Uberaba foi protuberante nesses 200 anos. Nós temos uma folha de serviço prestada a Uberaba muito rica e enobrecedora. Uma delas é o Congado que encanta e abrilhanta os 13 de maio”, ressalta.

Os vídeos estarão disponíveis no Facebook da Fundação e no Instagram @culturaubera.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: