Comemorações dos 132 anos da Abolição serão virtuais nesta 4ª

Foto/Jairo Chagas


Palco das comemorações do “13 de Maio”, a praça da igreja Santa Teresinha, onde está o busto da Princesa Isabel, ficará vazia hoje

Com o distanciamento social, o “Treze de Maio”, que comemora 132 anos da Abolição da Escravatura, terá manifestações culturais pelas redes sociais. A Fundação Cultural de Uberaba, desde segunda-feira (11), exibe uma série online em alusão à data, com cinco vídeos abordando o desenvolvimento do Brasil e de Uberaba a partir da chegada dos negros. A presidente da FCU, Jaine Basílio, diz que a série online é uma forma de dar continuidade aos trabalhos culturais. Os vídeos estão disponíveis no Facebook da Fundação e no Instagram: @culturaubera.

A Associação de Congado, Moçambique, Afoxé e Vilão de Uberaba – Rei Ambrósio (Acomavaura), formada por onze “generais” do congado, se organizou para promover ações pelas redes sociais com exibição de fotos, vídeos e promoção de lives, dando visibilidade à manifestação cultural importante para a comunidade negra. A proposta conta com o apoio do Coletivo

“Afrontar-se” e o canal do youtuber “Afrokuara”. “Estamos tomados por um sentimento de gratidão com toda essa movimentação”, destaca o general do terno de Congo Penacho, Admilson Honorato. Segundo o youtuber, líder do canal “Afrokuara”, Sidney Morais, a pandemia não pode deixar que essa potência cultural se apague.

Ainda dentro das comemorações, estão abertas as inscrições para participar do III Seminário de Congada, que ocorrerá de forma virtual em Uberaba. A proposta é socializar os conhecimentos sobre a congada para demonstrar o potencial de resistência e preservação de saberes ancestrais da população negra. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (Nepere) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Pontal (Neabi). Interessados devem se inscrever pelo o site Neabi Pontal até o dia 16 de maio.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: