Comércio de rua fecha no Dia de Finados e supermercados podem funcionar

O feriado do Dia de Finados, dois de novembro, data católica em homenagem aos mortos, não terá movimentação no comércio de rua em Uberaba. A definição foi comunicada ontem ao Jornal da Manhã, pelo Sindicato dos Comerciários (Sindcomércio).

Os lojistas de shoppings centers, entretanto, podem abrir das 13h às 20h e estabelecimentos de gêneros alimentícios devem desenvolver suas atividades laborais em jornadas de 6h e 8h, no Dia de Finados. A data é aguardada por floriculturas, que esperam vendas maiores nesse período.

Ângelo Crema, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), lembrou que a medida não deve atingir os comércios desse gênero. “Muitas floriculturas vão desenvolver as atividades com seus familiares; o proprietário do estabelecimento muitas vezes trabalha também. Então isso não afetará esse segmento”, destaca.

Crema lembra ainda que muitas pessoas montam barracas nas proximidades dos cemitérios, porém, neste caso, é necessária autorização da Prefeitura Municipal de Uberaba. “Os interessados devem ir ao Departamento de Posturas, pegar a autorização para comercializar os produtos no entorno do cemitério e montar sua barraca”, orienta.

15 de novembro. Ainda ontem, o Sindcomércio comunicou que no Dia da Proclamação da República do Brasil, 15 de novembro, as jornadas no comércio de rua devem ser de 6h e 8h. A mesma jornada está definida para empresas do gênero alimentício e shoppings centers, que devem abrir das 13h às 20h.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar