Confira os impactos do Coronavírus em Uberaba

 Aulas suspensas, visitações restringidas, eventos cancelados… Essa é a nova realidade de Uberaba, após o município aderir ao decreto de situação de emergência feito pelo governo de Minas Gerais em decorrência da escalada da propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Com a medida, foi suspensa realização de eventos promovidos pela administração municipal, inclusive a Semana do Consumidor e a Semana da Água. Momentos depois de assinar o decreto municipal, o prefeito Paulo Piau anunciou que ficam suspensos os eventos públicos municipais até normalização da situação declarada como pandemia mundial, para que sejam realizadas na máxima segurança sanitária possível. 

Em Uberaba não há nenhum caso confirmado, sendo 10 suspeitos em investigação. Dos dez casos suspeitos, oito são mulheres, uma delas idosa de 76 anos. Cem por cento está orientado a manter isolamento domiciliar e está sob monitoramento da Saúde municipal. Nesta segunda-feira (16) até o momento não houve registro de caso suspeito.

 Todos eles estão em quarentena dentro de suas próprias casas, monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS); os outros dois, um casal cuja filha retornou de Dubai, foram registrados como suspeita, mas não receberam orientação médica após deixarem a unidade de pronto atendimento onde estavam sem serem liberados pelos profissionais de saúde. A Polícia Militar foi acionada e registrou o caso. Mais tarde, ainda no domingo, o casal procurou atendimento médico novamente, desta vez no hospital Mário Palmério. A SMS foi notificada e foram recolhidas amostras para serem testadas na Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Todos pacientes estão em isolamento domiciliar monitorado pela Secretaria de Saúde em Uberaba. À reportagem da Rádio JM, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que reunião nesta manhã definirá novas diretrizes sobre as medidas a serem tomadas no município. Ainda de acordo com a SMS, até o fim da noite de domingo não havia nenhum outro caso suspeito. Como somente a Funed realiza todos os testes em Minas Gerais, os resultados dos exames ainda não foram informados à secretaria de saúde, devido ao elevado número de amostras para serem analisadas.

Coronel Fabriciano confirma caso de coronavírus e pacientes chegam a 5 em Minas. Os outros casos confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde estão em Patrocínio (Alto Paranaíba), Ipatinga (Vale do Rio Doce), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Divinópolis (Centro-Oeste). Atualmente são 200 casos de infecção pelo Sars-Cov-2 confirmados no Brasil.

Nas regiões do Triângulo e Alto Paranaíba são 46 notificações, sendo 39 casos sob investigação, um confirmado e seis descartados, segundo o boletim epidemiológico. O novo coronavírus já provocou 6.420 mortes no mundo desde o seu surgimento, em dezembro passado, segundo um balanço feito pela AFP com base em fontes oficiais, até as 17h GMT deste domingo.

O Governo Federal disponibiliza página sobre os serviços públicos que podem ser solicitados sem sair de casa, como emissão da Carteira de Trabalho digital, emissão da Carteira Digital de trânsito, entre outros.

As suspensões afetam até mesmo os esportes. Ainda neste domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciaram a suspensão dos campeonatos em andamento devido ao Covid-19.

Veja quais os impactos do Covid-19 em Uberaba: 

ESCOLAS

Memorando enviado às superintendências regionais de ensino na noite deste domingo (16) apresenta instruções de como as escolas estaduais devem proceder nesta semana. A primeira orientação é para que seja promovido escalonamento dos horários de recreio na segunda e terça-feira (16 e 17). A partir de quarta-feira (18) as aulas serão suspensas até o dia 22 de março, retornando à normalidade na segunda-feira posterior, dia 23.

Por orientação do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), escolas particulares também poderão paralisar as atividades na quarta-feira, após a liderança sindical se reunir com representantes do governo do Estado na noite de ontem (16).

Ainda falando sobre as aulas, rede municipal de ensino não alterou o calendário e as aulas estão mantidas em todas as escolas, por enquanto. Reunião de secretariado que acontece neste momento tratará do assunto e de quais medidas devem ser tomadas pelo município. À reportagem da Rádio JM, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que cartilhas e demais orientações foram feitas aos profissionais da educação que atuam no município para que sejam repassadas também aos alunos sobre os cuidados contra o Covid-19. Além disso, a Semed explica que os diretores das escolas municipais têm autonomia para tomarem providências nas escolas sob sua direção, chamando pais de alunos com sintomas semelhantes aos do coronavírus e também enviando alunos para casa, caso haja necessidade.

O Sesi e o Senai do estado também vão interromper suas atividades até 31 de março. Segundo nota das entidades, a medida será reavaliada a partir de abril. As aulas estão interrompidas em todos os níveis no Senai e no Ensino Médio do Sesi. Portanto, por enquanto, estão mantidas as aulas do Ensino Fundamental do Sesi.

O Conselho Estadual de Educação deve divulgar nesta segunda-feira uma portaria recomendando que todas as escolas de Minas Gerais suspendam as atividades entre os dias 18 (quarta-feira) e 22 (domingo) de março para prevenção contra o coronavírus. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho, Hélvio de Avelar Teixeira, ao jornal O Tempo.

 ENSINO SUPERIOR

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foi a primeira instituição de ensino superior a suspender as aulas e eventos agendados devido ao risco de contaminação do novo coronavírus. A medida foi oficializada pela Resolução nº 12, publicada na noite de ontem, tornando suspensas as aulas, atividades acadêmicas e eventos no âmbito da UFTM a partir de hoje, e replanejamento de atividades administrativas. A suspensão, no entanto, não se aplica a estudantes dos cursos das áreas da saúde em estágio hospitalar ou em residência médica, multiprofissional e uniprofissional em saúde, os quais deverão se apresentar normalmente a essas atividades. Além das aulas, estão suspensas também as visitações ao Museu de Peirópolis.

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) informou oficialmente em seu portal que reunião marcada para essa segunda-feira (16) definirá os rumos das aulas em Uberaba e novas medidas devem ser anunciadas após deliberação. “O IFTM tem buscado e seguido também todas as orientações do Ministério da Educação, Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação) e das prefeituras dos municípios em que o IFTM está presente quanto às medidas a serem tomadas no que diz respeito à manutenção do funcionamento das unidades”, diz trecho da nota publicada, que ainda reitera o perigo de propagação de fake news acerca do Covid-19.

Conduta semelhante foi aplicada pela Universidade de Uberaba (Uniube). À reportagem, a assessoria de imprensa da universidade afirma que as aulas estão mantidas por ora e que reunião na manhã desta segunda-feira (16) definirá medidas a serem tomadas. "Nosso Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus está discutindo a situação. Amanhã (hoje), às 8h30, terá uma nova reunião para análise desse cenário. Por enquanto, as aulas estão mantidas", informou.

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) instituiu um Comitê Interno de Monitoramento do Coronavírus. Em comunicado divulgado nesta manhã, a faculdade explicou que a tomada de decisões relacionadas à rotina institucional foca a cargo desse comitê. Por ora, as aulas não serão suspensas e estão mantidas normalmente no campus da Fazu. No caso de alterações no quadro epidemiológico de Minas Gerais, o Comitê prontamente irá emitir novo comunicado informando a comunidade. No entanto, os eventos, no âmbito da faculdade, estão suspensos até novas orientações (seminários, simpósios, workshops, etc). Além disso, os servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes e visitantes que vierem de viagens internacionais, a serviço ou por motivação particular, deverão executar suas atividades remotamente até o 7º dia contado da data de entrada no País, segundo protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

A Faculdade de Talentos Humanos (Facthus) também aderiu à campanha de prevenção ao novo Coronavírus liderada pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde. Contudo, as aulas estão mantidas. À reportagem do JM Online, a assessoria de imprensa da Facthus informou que foi adiado evento programado para o dia 26 de março, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz – XI edição do Ciclo de Formação Profissional.

“Como Uberaba ainda não tem nenhum caso confirmado de Covid-19, a FACTHUS informa que as atividades acadêmicas ocorrem normalmente. Caso haja alguma mudança neste cenário, o posicionamento da Instituição será reavaliado com base na recomendação do Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde”, diz a nota. A comunicação da Facthus ainda informa que está marcada uma mesa-redonda no campus III (dos cursos da área da Saúde) para a próxima quinta-feira (19), às 18 horas, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o assunto.

A reportagem tenta contato com a Unipac, mas até a publicação desta matéria ainda não haviam sido atendidas nossas ligações.

IGREJA CATÓLICA

A Arquidiocese de Uberaba enviou à imprensa documento com as orientações da Cúria sobre o coronavírus. Por meio de nota, o arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto pede que sejam evitados os mutirões de confissões que acontecem durante a Quaresma. Ao invés disso, deverá ser feito o rito para reconciliação dos penitentes por meio da confissão e absolvição geral, que é realizado somente em situações especiais, como é o caso. “Quem sentir necessidade de confissão individual, as paróquias devem orientar sobre os horários para o atendimento, com a devida cautela”, diz o arcebispo de Uberaba. 

A Arquidiocese de Uberaba já tinha repassado outras medidas de prevenção à doença para serem adotadas durante as missas pelos fiéis como receber a comunhão na mão e evitar o “Abraço da Paz”.

Já as missas nas igrejas e capelas da cidade estão mantidas, seguindo as devidas precauções.

IGREJA EVANGÉLICA

O pastor Eloísio Santos, presidente do Conselho dos Pastores de Uberaba, informa que grandes eventos, como a Marcha para Jesus, estão sendo adiados por conta do novo coronavírus. Já aos cultos, a orientação da Igreja é para que os templos disponibilizem álcool gel para os fiéis. Aqueles que estiverem gripados devem evitar ir aos cultos. Na próxima segunda-feira (23), será realizada palestra para todos os pastores e lideranças da Igreja Evangélica em Uberaba com infectologista, a fim de ter mais orientações sobre o Covid-19 a serem aplicadas durante os cultos e eventos com a finalidade de resguardar a saúde dos cristãos.

EXPOZEBU

À reportagem, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, informou que, por enquanto, sem alteração na programação da ExpoZebu, inclusive os shows no Parque Fernando Costa programados para o fim de abril. Os ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão conversando sobre ExpoZebu em Uberaba e Agrishow em Ribeirão Preto.

VISITAS À PENITENCIÁRIA

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) emitiu comunicado interno aos diretores das unidades prisionais de Minas Gerais restringindo visitas aos detentos. O texto do comunicado aponta que nos presídios mineiros as visitas serão restringidas a uma pessoa por preso, suspensas visitas íntimas, proibida a visita de idosos (mais de 60 anos), e suspensão da entrada de organizações da sociedade civil. Além disso, os visitantes serão submetidos a procedimento de verificação das condições gerais de saúde, cujo objetivo é evitar que o Covid-19 chegue até a população prisional e aos jovens em ambientes de medidas socioeducativas. Por fim, o órgão revela que prepara uma unidade prisional para receber possíveis contaminados pelo novo coronavírus e desenvolverá outras ações com foco na manutenção da saúde da população carcerária.

HOSPITAIS

Até o momento não há confirmação de nenhuma unidade hospitalar onde as visitas a pacientes estejam suspensas ou restringidas. No Hospital da Criança, o atendimento está normalizado, sem alterações. A reportagem entrou em contato com outros hospitais, mas até o fechamento desta matéria não havia obtido retorno.

TRANSPORTE COLETIVO

A Prefeitura de Uberaba não confirma alteração em itinerários dos ônibus do transporte coletivo. Reunião de secretariado nesta manhã deve definir medidas a serem adotadas na cidade.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: