Consumidores questionam emissão de contas de água e luz pela média

Consumidores ficaram na bronca com anúncio de que os cálculos das contas de água e luz serão realizados pela média dos últimos meses por conta da suspensão das leituras de medidores por conta da pandemia do coronavírus.

Um deles, em contato com o JM online, questiona que os hidrômetros e os padrões de energia, na maioria dos casos, fica na parte externa das residências. “Em muitas casas o serviço de leitura não tem nenhum contato com o morador, tendo em vista que os equipamentos estão instalados voltados para rua, já no sentido de facilitar esse serviço. Não sei se nesse caso justificaria que as leituras fossem por média, nem movimento nas ruas estamos tendo”, argumenta uma moradora da Vila Maria Helena.

Questionada sobre o assunto, a Codau, por meio de nota, informou que o serviço de leitura pela média, ainda por tempo indeterminado, será mantido para proteger nossos colaboradores de contato com a população e vice-versa. “A partir do decreto municipal 5372, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento do novo coronavírus em Uberaba, as equipes da Codau foram reduzidas nas ruas. As contas foram emitidas pelo sistema e dentro da unidade comercial da Codau, e poucos agentes da Companhia estão realizando a entrega delas nas residências. O objetivo é reduzir, ao máximo, o tempo de permanência nas ruas”, explica a autarquia.

Ainda de acordo com informações da Codau, “que voltará a fazer a leitura diária dos hidrômetros assim que essa crise de saúde pública for superada, em hipótese alguma os clientes serão lesados. O serviço de leitura ao ser retomado haverá as devidas compensações nas faturas posteriores. Essas compensações serão tanto para quem consumiu abaixo da média, quanto acima dela. Sem prejuízos para os clientes ou para a Codau”, garante.

Já a Cemig, diz que, para ajustar os procedimentos de leitura e entrega de contas aos critérios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e preservar os clientes e leituristas, na semana de 23 a 27 de março, a conta de luz de alguns clientes foi faturada pela média. “Mas desde o dia 1º outras práticas para leitura de medidores foram adotadas considerando o momento de pandemia como em casos dos medidores voltados para a rua: realização da leitura e entrega de contas será normalmente. Mas o medidores localizados no interior das propriedades, a realização da leitura será feita mediante autorização de acesso pelo cliente”, explica.

A companhia explica que se houver negativa de acesso neste período de pandemia, as leituras serão feitas por estimativa de consumo com base na média registrada nos últimos 12 meses. Como opção, ao faturamento por média, o cliente poderá optar por informar previamente a leitura de seu medidor.

O procedimento para informar a leitura é o seguinte:

Observe a data da próxima leitura, disponível na conta de luz do mês anterior, e realize a leitura três a cinco dias antes da data informada
Anote os números registrados no medidor. Nos medidores com ponteiro, se o ponteiro estiver entre dois números, anote o que for menor

Você tem os seguintes canais para enviar a leitura em até três dias antes da data da próxima leitura:
– Agência Virtual, localizada no site;
– O aplicativo Cemig Atende, que você pode baixar no seu celular;
– Torpedo (SMS) para o número 29810.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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