Contribuintes deixam declaração do IRPF para última hora, avalia sindicato

Sindicato dos Contabilistas de Uberaba (Sindicont) acredita que os uberabenses deixarão para a última hora a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda de 2020. O prazo vence na próxima terça-feira (30).

De acordo com o presidente Marcos Antônio de Oliveira, quase 40% das pessoas ainda não realizaram a declaração por conta da pandemia e, também, devido às dificuldades financeiras. Além disso, ele informa que muitos ainda acreditam em uma nova prorrogação do prazo pela Receita Federal. Porém, o órgão já anunciou que não haverá nova dilatação para a entrega da declaração. E mais: os contribuintes que perderem o prazo final ficam sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Marcos Antônio afirma que a expectativa é que cresça a procura para realizar a declarações do IR nos próximos dias, o que vai gerar volume maior de trabalho e ocasionar congestionamento do sistema. “Muitos deixarão para declarar na última hora”, diz.

A tendência de deixar a declaração para os últimos dias não é só dos uberabenses e segue a projeção nacional. Em todo o país, 20.771.529 pessoas tinham entregado o IR do ano-base de 2019 até o fim de semana, de um total de 32 milhões esperados pelo órgão.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar