Cooperu vai receber as sobras de material das campanhas eleitorais

Foto/Arquivo


Diretor da Cooperu, José Eustáquio de Oliveira, diz que esta é a terceira vez que a entidade participa da campanha

Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) vai receber as sobras do material de campanha eleitoral em Uberaba. A cooperativa aderiu à campanha Eleições Sustentáveis 2020, promovida pela Justiça Eleitoral. A ação tem como objetivo sensibilizar candidatos, partidos políticos e coligações partidárias a darem a correta destinação às sobras de material de campanha eleitoral.

De acordo com o diretor da Cooperu, José Eustáquio de Oliveira, esta é a terceira vez que a cooperativa participa da iniciativa da Justiça Eleitoral. Segundo ele, o material recolhido não possui grande valor financeiro, mas é reciclado e contribui com a sustentabilidade. “Ao encaminhar para a Cooperu, o material deixa de ir para o aterro sanitário e tem destinação correta”, diz o diretor.

Segundo ele, a Cooperu estará aberta das 7h às 12h de sábado (14) – véspera das eleições -, para receber as sobras de campanha. E a partir de segunda-feira (16), das 7h às 17h. Se necessário, a cooperativa também busca o material, mediante cobrança de frete.

Toda sobra de campanha recebida será pesada e fotografada, para ser encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A Cooperu está localizada na avenida Francisco Podboy, 2.055, Distrito Industrial I. Para mais informações, o telefone é 3315- 9560.

Prefeitura prepara esquema especial de limpeza próximo aos colégios eleitorais

Prefeitura de Uberaba divulgou esquema de limpeza para atender a demanda das eleições municipais de 2020.

Pelo planejamento, no domingo (15), conforme a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, haverá plantão de limpeza das 5h às 12h. A ação é estratégica, sendo realizada todos os anos, quando há eleição em Uberaba. A programação é percorrer, durante o período, todos os colégios eleitorais para executar o serviço. Já na segunda-feira (15), a ação será retomada nos locais de votação.

Vale lembrar que a distribuição do material de campanha está permitida até às 22h do sábado, dia 14 de novembro, conforme prevê a legislação eleitoral. Além disso, o derrame do “santinho” nas vias públicas, especialmente próximo aos colégios eleitorais – prática comum em todo o país –, é crime eleitoral, sendo passível de representação do Ministério Público, com pena de detenção de seis meses a um ano e multa. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar