Coronavírus causa falta de insumos para atendimento médico em UPAS

Corredores lotados e falta de insumos para os atendimentos mais simples. Essa é a descrição de alguns servidos da Unidade de Pronto Atendimento do Parque do Mirante – UPA-Mirante.

De acordo com a denúncia falta dipirona, álcool, abocath, scalp, treeway, multivias e medicamentos básicos para que os atendimentos possam ser realizados.

Em contato com a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), atual gestora das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), formos informados por nota de que a falta dos insumos está sendo causada pela proliferação do coronavírus (covid-19). “O fornecimento de alguns insumos, que são importados, sofreu atraso na entrega por conta dos reflexos causados pelo coronavírus nas importações/exportações. A Funepu permanece em constante contato com os fornecedores, monitorando a entrega destes insumos”, explica.

Ainda por nota, “a Fundação esclarece e tranquiliza a população, de que em nenhum momento, os pacientes que buscarem atendimento em uma das duas unidades serão prejudicados, uma vez que, trabalhamos com insumos similares para atender à demanda”, conclui.

Mais três suspeitas de coronavírus estão em investigação em Uberaba

Novas suspeitas de coronavírus são registradas em Uberaba. Secretaria Municipal de Saúde confirmou na noite de terça-feira (10) que três casos estão em investigação na cidade. Pacientes foram examinados, mas receberam alta por apresentar bom quadro clínico.

Dos três pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus, dois foram atendidos no Mário Palmério Hospital Universitário. Trata-se de jovem de 20 anos que voltou do Canadá e homem de 58 anos que regressou de viagem a Israel. Ambos foram avaliados, tiveram material colhido para exames e receberam alta por apresentar bom estado clínico.

O terceiro caso refere-se a mulher de 27 anos. A paciente foi atendida na UPA Mirante e relatou ter voltado da França. Ela também foi examinada, teve amostra colhida para exame e acabou liberada devido ao bom estado clínico.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, todos os procedimentos adotados seguiram rigorosamente o protocolo do Ministério da Saúde. Os pacientes receberam alta e recomendação para ficar em isolamento domiciliar. Não há vínculo entre as pessoas diagnosticadas com suspeita de coronavírus.

Os pacientes serão monitorados pela equipe técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Ontem, o material colhido para exame foi encaminhado a Belo Horizonte, onde será analisado pela Funed (Fundação Ezequiel Dias).

Outras duas suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus foram notificadas em fevereiro na cidade, mas ambas foram descartadas após a realização de exames. Não há casos confirmados em Uberaba até o momento.

A partir de amanhã os exames para a investigação das suspeitas do novo coronavírus em Minas Gerais serão realizados pela Funed, em Belo Horizonte. A Fundação recebeu esta semana kits para a realização de 250 testes. Antes, as amostras precisavam ser enviadas para análise no laboratório de referência no Rio de Janeiro, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar