Corpo de Bombeiros receberá viaturas especiais para combate a incêndios

O comando do Corpo de Bombeiro anunciará nos próximos dias a chegada de viaturas especiais para combate a incêndios. Uma caminhonete já está na cidade e sendo utilizada há cerca de um mês. A informação foi adiantada ao JM Online pelo comandante do pelotão de emergências e desastres, Marcelo Venesiano.

O diferencial da viatura adaptada é que ela possui um tanque bomba contra incêndio com uma mangueira extensa, o que possibilita que o bombeiro faça o combate ao fogo adentrando as áreas de vegetação atingidas.

“O combate hoje é feito com abafador e bomba costal. A bomba costal tem um limite, o militar carrega, às vezes, 30 litros de água nas costas e conforme vai acabando não tem como recarregar. Com esse equipamento, a gente tem um volume muito grande e a autonomia de combate aumenta”, explica o Tenete Venesiano.

As novas viaturas darão reforço aos dois caminhões de combate a incêndio que atuam em Uberaba.

Além disso, durante todo o ano o 8º BBM realiza ações de prevenção e conscientização, como palestras em escolas, em comunidades rurais, parcerias como o Ministério Público e Prefeitura para punir os responsáveis, treinamento de brigadas florestais, capacitação de trabalhadores de usinas e indústrias, entre outras.

Geoprocessamento. O trabalho de inteligência, por meio geoprocessamento, também está sendo aperfeiçoado. O trabalho é no sentido de aumentar a base estatística para avaliar quais as áreas mais atingidas para que medidas pontuais sejam tomadas nesses locais.

“Nós estamos estreitando laços com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que fornece informações valiosas nesse tipo de coisa. Nosso próprio sistema de ocorrência gera informações que são utilizadas, temos trabalhado muito com a parte de GPS pra poder plotar e mensurar áreas queimadas e é uma informação muito útil porque a gente chega o mais próximo possível da área realmente queimada”, finaliza.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar