Covid-19: Segurança preocupa trabalhadores na obra da Petrópolis

Foto/Divulgação

Leitores do Jornal da Manhã acionaram a reportagem preocupados com a propagação do novo coronavírus na obra de construção da fábrica de cerveja do Grupo Petrópolis em Uberaba, na BR-050, no perímetro urbano do município.

Mulher relatou que o esposo está trabalhando como motorista na terraplanagem sem máscara facial e que cerca de 100 alemães teriam chegados à construção recentemente. Três estariam doentes e internados em um hospital da cidade. Já um homem se mostrou apreensivo com a grande quantidade de trabalhadores na construção.

Leia também: Pandemia deve adiar inauguração da cervejaria Petrópolis em Uberaba

O Grupo Petrópolis informou à reportagem que, quanto à obra, acionou a construtora responsável para que dê prioridade à saúde dos trabalhadores, de forma que as iniciativas cumpram rigorosamente os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades federais, estaduais e municipais. Também pontuou que a Vigilância Sanitária esteve no local na semana passada e constatou que todas as normas de segurança exigidas estão sendo cumpridas.

Sobre as máscaras, o Grupo ressaltou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que só pessoas com diagnóstico ou sintomas de Covid-19 e seus cuidadores façam uso dessa proteção. Ainda dimensionou que a construção conta, na totalidade, com menos de 956 trabalhadores na construção civil, espalhados por uma área aberta superior a 350 mil m².

Sobre a chegada de alemães, afirma que não procede a informação. “Os estrangeiros presentes na obra, menos de 50, já trabalham há várias semanas e não temos registro de nenhum infectado ou hospitalizado”, esclarece a cervejaria.

O Grupo comunicou que adotou medidas como distribuição de álcool gel para todos os trabalhadores e implantação de totens de higienização em dezenas de pontos estratégicos e de maior circulação; distribuição de álcool 70% para todos os trabalhadores em garrafas de 350 ml; ampliação do espaço do refeitório criando mais uma área e permitindo um distanciamento ainda maior entre as pessoas nas refeições e criação de horários alternativos para as refeições, também com a mesma finalidade.

Integram as medidas a distribuição de material informativo sobre as recomendações de higiene para evitar a propagação do Covid-19; higienização completa dos transportes de trabalhadores e ampliação em 30% da frota para dar ainda mais segurança e a dispensa de qualquer trabalhador com sintomas de gripes e resfriados, além de pessoas no grupo de risco.

Em relação aos contratados, a Petrópolis disse ter 73 colaboradores para a fábrica de Uberaba. Desses, 63 estão trabalhando em sistema de home office, e o restante em turnos a fim de se ter o menor número de pessoas juntas durante um mesmo período.

Em documento com esclarecimento de dúvidas comuns divulgado pela Prefeitura, o executivo esclarece que obras de construção civil não estão, por ora, proibidas, conforme o decreto baixado no dia 20. No entanto, deve-se trabalhar com equipe reduzida e necessária ao serviço e observar regras de higiene, prevenção, distanciamento mínimo dois metros entre pessoas, uso de equipamentos, ventilação natural do ambiente e outras medidas. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar