De novo: apesar de fiscalizações, ônibus continuam lotados em Uberaba

 

Na iminência de novo decreto visando o combate ao avanço da Covid-19 em Uberaba, linhas do transporte coletivo voltam a registrar lotação. As reclamações de quem precisa usar os ônibus para se locomoverem se multiplicam tanto nas redes sociais quanto nas mensagens enviadas ao Jornal da Manhã. Durante entrevista ao Pingo do J nesta semana, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) admitiu o problema e demonstrou otimismo com relação aos resultados obtidos pelas fiscalizações feitas pela Prefeitura

Vídeo enviado à reportagem mostra ônibus do sistema BRT/Vetor na linha que opera no bairro Beija-Flor com muito mais do que os 12 usuários em pé permitidos pelo decreto municipal em vigência. Situação bastante semelhante foi divulgada pelo JM no dia 12 de fevereiro, também sobre o BRT/Vetor, mas no Manoel Mendes. Na ocasião, a Prefeitura pediu aos usuários para que aguardassem o próximo veículo a fim de evitar a superlotação. “Solicitamos que as pessoas, ao notarem que o veículo já está com o nível de lotação, aguardem o próximo veículo. Temos casos em que um veículo chegou com excesso e o próximo chegou vazio”, posicionou à reportagem, em nota. 

A reportagem do Jornal da Manhã conversou com alguns usuários do transporte coletivo e todos repetem em coro que os ônibus raramente estão vazios. “Eu uso o transporte coletivo quatro vezes por dia, todos lotados. Pede para a prefeita olhar as linhas Interbairros, se em algum horário estiver vazio eu viro o papa Francisco”, indignou-se um deles. 

Veja também: Decreto em Uberaba: regras podem e vão endurecer se as pessoas não colaborarem, diz prefeita 

Questionada sobre essas constantes reclamações de usuários, a prefeita apostou na fiscalização ostensiva como solução para o problema, apesar de admitir ser impossível cobrir tudo. “O que nós estamos fazendo em relação aos ônibus é ampliar a fiscalização. É importante que a população entenda que são 877 pontos de ônibus na nossa cidade. Então fica impossível a gente ter uma fiscalização a cada ponto de ônibus. Mas nós entendemos que em alguns pontos críticos é possível que a gente fiscalize. Então, na semana passada, foi iniciada uma fiscalização um pouco mais robusta e teve resultados positivos. Claro que as pessoas não andam divulgando as fotos do momento em que o ônibus está funcionando corretamente, divulgam muitas vezes o momento que está mais aglomerado. A gente realmente não consegue equacionar todos e estancar todos esses momentos de aglomeração”, disse a prefeita Elisa à Rádio JM

“Estamos trabalhando muito, conseguimos bastante avanços aí na semana passada, mas é um grande desafio, é claro, não só para Uberaba como para todas as cidades que têm transporte público. E as pessoas precisam se locomover para trabalhar ou para fazer as suas atividades. Infelizmente a gente não consegue resolver isso da noite para o dia. Nós sabemos a gravidade da situação, estamos estudando várias ações para fazer dentro do transporte público. Mas é isso que estamos fazendo: fiscalização com mais rigor. E resolveu bastante na semana passada”, complementou. 

A prefeita, no entanto, não adiantou nenhuma medida para a situação da lotação dos ônibus que será trazida pelo novo decreto. Vale lembrar que diferentes tentativas foram feitas até então. Inclusive a própria prefeita havia pontuado, também à Rádio JM, a ideia de colocar ônibus extras nas linhas onde há maior lotação, que também foi abordada pelo superintendente de transporte coletivo, Cristiano Melo, o que não se mostrou eficaz para solucionar o problema. 

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Prefeitura para saber detalhes da fiscalização e aguarda posicionamento. O espaço está aberto à manifestação.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar