Defesa Civil interdita ponte de ferro que liga Minas a São Paulo

Leitor

Nos últimos dias, a histórica ponte de ferro na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, localizada no município de Delta, distante 35km de Uberaba, esteve em destaque por conta de um buraco se formou na pista. Ontem (20) técnicos haviam sinalizado o local e impedido o trânsito de veículo no pequeno buraco, porém, nesta terça-feira, a decisão foi de interditar o trânsito total no trecho. 

Há anos a estrutura não recebe qualquer tipo de manutenção. Com várias rachaduras em toda sua extensão asfáltica, os técnicos da Defesa Civil optaram pela interdição total até que se viabilize as correções. 

A ponte metálica sobre o Rio Grande foi construída originalmente para servir ao novo ramal da Companhia Mojiana de Estradas de Ferro (CMEF), que encurtava o trajeto passando por Igaravapa. Anteriormente, a linha seguia por Franca–Jaguara (Sacramento). 

Com seis vãos, a ponte tinha grandes dimensões, se comparadas às outras pontes ferroviárias da época. Foi um empreendimento alemão, planejado em 1910 e que se encontrava adiantado em 1913, previsto para ser inaugurado no ano seguinte. 

Na Revolução Constitucionalista de 1930, a ponte serviu de cenário para batalhas entre paulistas e mineiros.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar