Demora na atualização de sistema mostra Uberaba com menos dengue

 

Uberaba contabiliza 3.074 casos notificados de dengue em 2019. O número é bem maior que o divulgado no Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, divulgado na terça-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Neste relatório, a cidade possui 2.189 casos prováveis de dengue, configurando alta incidência. Além disso, Uberaba é um dos 59 municípios mineiros que registram mais de 100 casos para cada 100 mil habitantes. Neste comparativo são 879 casos registrados a cada cem mil habitantes somente na cidade.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, Uberaba possui número menor de notificações em razão da demora na atualização do sistema da SES-MG. “O Estado divulga os números com atraso, por questão de alimentação do sistema, porém não temos nenhum caso grave notificado nos hospitais, algo que estamos acompanhando diariamente”, explica.

Este ano, Minas Gerais registrou 81.456 casos prováveis de dengue. Além disso, foram confirmados sete óbitos por dengue nos municípios de Arcos, Betim, Paracatu, Uberlândia e Unaí em 2019. No entanto existem 29 óbitos em investigação.

O boletim semanal da SES-MG também registra 24 casos de zika vírus em Uberaba. Somente em março, dezesseis casos prováveis da doença foram notificados no município. Já em Minas houve 309 casos prováveis notificados. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Uberaba, o acompanhamento dos casos de zika vírus é feito com foque nas gestantes, por meio do pré-natal.

Em relação à chikungunya, não houve registro da doença em Uberaba, conforme o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika. No entanto, Minas Gerais contabiliza 66 casos prováveis da doença em 2019. Deste total, 36 casos ocorreram em gestantes, sendo três com confirmação laboratorial.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: