Dia Nacional da Luta Antimanicomial contará com passeata hoje

Em Uberaba, semana da luta antimanicomial destaca histórico contra o preconceito
Ações marcam o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data é celebrada hoje, mas as atividades começaram ontem, com um fórum sobre o tema. Nesta quinta-feira acontece a tradicional passeata da Fundação Gregório F. Baremblitt, às 8h30.
No fórum, que contou com a presença de gestores, trabalhadores, usuários e alunos inseridos na Rede de Atenção Psicossocial/Educação em Saúde/Assistência Social, houve um resgate dos avanços que aconteceram até o momento no setor, desde quando foi inaugurado o primeiro Caps, em 1998. Foi realizada uma mesa-redonda, em uma perspectiva de trazer história, situar o presente e projetar o futuro no setor.
Segundo diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, o objetivo das ações que estão sendo promovidas é fortalecer os serviços já existentes e ampliar o atendimento, pensando no cuidado destes usuários no território em que vivem, nas unidades de atenção básica, nos centros de convivência e outro locais.
“Mesmo com os avanços dos últimos anos, ainda existem desafios. E a nossa luta é justamente ampliar o cuidado de saúde mental especializado, para atenção básica, hospital geral… Isto para que estas pessoas consigam acessar mais políticas públicas, como educação, proteção social, habitação, esporte e lazer, trabalho e renda, entre outros. Portanto, vivemos hoje um momento de ampliação da proposta de acesso a direitos”, explica.
Ainda sobre a programação, Sérgio revela que hoje acontece a tradicional passeata da Luta Antimanicomial. A concentração será na Fundação Gregório F. Baremblitt, às 8h30, com saída às 9h, até a praça Rui Barbosa, e no local haverá apresentações culturais. Ainda nesta quinta à noite será realizada uma sessão de cinema para os usuários. Para fechar, na sexta-feira (19) acontece uma festa.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: