Diante de casos positivos de Covid-19 na Codau, sindicato cobra prevenção

 

Servidores da Codau são diagnosticados com novo coronavírus (Covid-19) e sindicalistas cobram medidas para evitar disseminação da doença. Entre as demandas apresentadas em ofício protocolado ontem está a liberação de home office para todos os funcionários que são grupo de risco e a testagem em massa dos trabalhadores.

No documento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação de Água e Serviços de Esgoto de Uberaba (Sindae), Márcio José Vaz, relata dois casos de servidores que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Ele informa que um dos funcionários atua na área administrativa da Codau e outro, no centro de operações logísticas. Apesar de ambos estarem afastados por causa da doença, o líder sindical posiciona que antes tiveram contato com vários trabalhadores de outros setores da autarquia.

O sindicalista argumenta no ofício a necessidade de tomar providências para evitar a contaminação em massa dos servidores. Por isso, solicita o afastamento ou autorização para trabalho em casa de todos os funcionários que sejam do grupo de risco. No documento também é reivindicada a testagem em massa, especialmente nos setores em que as pessoas tiveram contato com os trabalhadores contaminados.

Outro pedido é a medição de temperatura de todos os servidores da Codau e a expansão de medidas sanitárias como disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras e desinfecção constante do ambiente de trabalho.

Em resposta, a assessoria de imprensa da Codau manifestou que já foram adquiridos 240 kits de testes do coronavírus para utilização em situações consideradas urgentes, distribuídas máscaras para cada servidor e agora houve a determinação de compra dos aparelhos de medição de temperatura sem contato físico.

Quanto aos casos confirmados, a autarquia informou que os dois servidores foram afastados assim que receberam o resultado do teste de coronavírus. Além disso, a Codau posiciona que os funcionários que trabalhavam junto com os infectados também foram afastados de imediato.

A direção da companhia ainda manifestou que uma médica foi disponibilizada para a realização dos testes de coronavírus em servidores que tiveram contato direto ou indireto com os funcionários doentes. Na área administrativa, todos os resultados deram negativo. Já na unidade de logística houve um caso positivo e a pessoa encaminhado para o exame complementar.
Além disso, a nota ainda declara que foi reforçado o trabalho home office da equipe da sede administrativa para quem atuava em salas próximas ao servidor com diagnóstico confirmado de Covid-19. Quanto à desinfecção do ambiente de trabalho, o esquema de sanitização dos espaços foi intensificado e também a reposição dos frascos de álcool em gel na entrada dos locais.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar