Donos de bares e restaurantes se mobilizam pela reabertura

 

Fechados desde março, bares e restaurantes representam um dos setores que mais sofrem prejuízos com o isolamento social

Proprietários de bares e restaurantes se mobilizam para que os estabelecimentos sejam autorizados a abrir ainda para o Dia dos Namorados. A medida poderia minimizar os prejuízos causados pela pandemia. A mobilização é encabeçada pelo Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba (Sinhores).

O presidente Álvaro Renan Silva reconhece que o impedimento da abertura esbarra no decreto em vigência no município, mas esclarece que a proposta foi encaminhada para análise da Prefeitura de Uberaba. Segundo ele, a expectativa é que seja editado novo decreto, ainda esta semana, que viabilize a possibilidade. “Queremos trabalhar”, diz. A ideia inicial é a abertura ainda para o Dia dos Namorados, comemorado na próxima sexta-feira (12), na tentativa de recuperar as perdas, porém, ele assegura que o segmento está preparado para a retomada das atividades.

Álvaro diz que é possível que os estabelecimentos funcionem com segurança, respeitando todas as medidas sanitárias reguladas pelas autoridades públicas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas estão o distanciamento entre as mesas, higienização do local, disponibilidade de álcool em gel e uso de máscaras para os funcionários. O dirigente também ressalta que mais de trezentos estabelecimentos estão com as portas fechadas desde o início da pandemia e muitos podem não reabrir, devido aos prejuízos.

Por outro lado, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Ângelo Crema, considera a medida pouco provável. Durante entrevista ontem ao programa Pingo do J, da Rádio JM, ele disse que o impasse jurídico atrasou o cronograma preestabelecido de avaliação de cada setor para a reabertura. Crema entende que o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus deverá esperar de 10 a 15 dias de abertura das lojas, shopping centers e galerias, que se deu a partir de sexta-feira (5), para avaliar novos setores. “Considerando este prazo, o Dia dos Namorados passa sem a abertura dos bares e restaurantes”, conclui.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar