Em Uberaba, semana da luta antimanicomial destaca histórico contra o preconceito

Sérgio Henrique Marçal diz que o tema inicial do Fórum segue a tradição de 17 anos da Luta Antimanicomial, e vem sofrendo transformações de enfoque
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, realiza o Fórum (Há) Braços, (Há) Luta: Semana da Luta Antimanicomial nos dias 17, 18 e 19 de maio. O fórum é em comemoração ao dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado na próxima quinta-feira (18).
O evento é gratuito e as inscrições vão até dia 17 por meio de formulário deste link. O público alvo do Fórum são trabalhadores, usuários, familiares, gerentes, comunidade, graduandos dos diversos cursos da saúde/educação/assistência, profissionais da atenção básica e agentes comunitários. O evento será certificado e os três melhores trabalhos apresentados na sessão Pôster receberão menção honrosa nas categorias: Trabalhadores, Usuários e Estagiários.
O objetivo principal do Fórum é fomentar um espaço de diálogo continuado e troca de experiências entre gestores, trabalhadores, usuários e alunos inseridos na Rede de Atenção Psicossocial/educação em saúde/Assistência social. Apesar de o atendimento em saúde mental ter melhorado as histórias de superlotação, maus tratos e descaso ainda integram o imaginário da população que não convive ou conhece alguém que recebe o tratamento.
Segundo o diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, o tema inicial do Fórum segue a tradição de 17 anos da Luta Antimanicomial, e vem sofrendo transformações de enfoque. “Este ano, abrimos espaço na mesa do dia 17 para representante do Movimento LGBT, pois esse dia é o Dia Internacional de Lutas contra a LGBTTransfobia. Os movimentos possuem em comum a defesa dos direitos de populações historicamente vítimas de estigma e exclusão social”, explica Sérgio.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: