Empresário encontra dificuldade em descartar folhas em ecoponto

Foto/Leitor


Caçamba vazia fotografada pelo leitor no ecoponto localizado no bairro Estados Unidos

Empresário procurou o Jornal da Manhã depois de quase ser impedido pela terceira vez de fazer descarte regular de folhas de árvores em ecoponto do bairro Estados Unidos, localizado na rua Alaska, 120.

De acordo com informações do empresário, ele tem um estabelecimento comercial no bairro Abadia e no quintal há muitas mangueiras, e ressaltou que nesse período muitas folhas caem.

“Temos uma horta no local e usamos parte das folhas para fazer compostagem, mas nem tudo conseguimos transformar e destinamos a um ecoponto e já, pelo terceiro mês consecutivo, quando nos deslocamos ao ecoponto nos deparamos com funcionários terceirizados dizendo que não podem receber folhas e por ordens de um responsável”, conta.

Na última quarta, mais uma vez, o empresário teve desgaste para conseguir o descarte. “Após 1 hora embaixo de sol escaldante, depois de inúmeros telefonemas para Sesurb, na PMU, ainda tive estresse para cumprir com procedimento correto e sustentável, evitando descarte em terrenos baldios, mas tive êxito”, desabafou Paulo Geraldini.

O empresário chegou a fotografar as caixas de recebimento vazias no ecoponto.

Segundo a prefeitura, as dificuldades surgiram por causa da quantidade de material que excedia o permitido para descarte diário.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, o bag com folhas que o reclamante chegou ao ecoponto para descarte era de 3m³, o que não é permitido. “Cabe esclarecer que o descarte de 1m³ no ecoponto é a quantidade permitida por dia e por ecoponto. Vale informar que, desde que o "caçambão’ do ecoponto esteja vazio é aceito o descarte”. 

Ainda de acordo com a pasta, nos ecopontos não é permitido o descarte de lixo comum (domiciliar), nem pilhas, óleo, material hospitalar ou industrial. Quem precisar utilizar os serviços pode se dirigir a qualquer um dos ecopontos de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados, das 7 às 16 horas. Domingos e feriados os ecopontos não funcionam. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar