Equipe de saúde bucal faz ação de orientação na praça Rui Barbosa

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou mobilização na praça Rui Barbosa para orientar população sobre os cuidados com a saúde bucal. A atividade foi realizada ontem e faz parte da Semana da Saúde Bucal. Muitos aprovaram a medida, pois não sabiam dos cuidados. Durante a atividade, que também contou com a participação dos alunos de odontologia, as pessoas receberam orientações sobre como fazer o autoexame do câncer de boca, bem como o panfleto com todos os detalhes que devem ser observados. As pessoas também puderam levar para casa um kit de higiene bucal.
“A minha percepção é que realmente ainda falta informação sobre o tema, as pessoas não sabem que precisam analisar a boca ao menos uma vez ao dia. Está sendo novidade para muitos, por isto são alertados para que, caso encontrem alguma lesão que resista a mais de 15 dias, é preciso procurar um dentista para mais informações e exame detalhado”, explica a chefe do Departamento de Saúde Bucal, Marcia Helena Destro Nomelini.
A auxiliar de limpeza Joselma Ferreira da Silva foi uma das pessoas que receberam as orientações. Ela revela que não sabia dos cuidados necessários e que ações como esta são importantes e deveriam acontecer mais vezes. “Fui informada do que é preciso fazer e vou seguir à risca”, afirma.
Além desta atividade, durante toda a semana equipes de saúde bucal realizaram ações educativas e preventivas nas unidades de saúde, bem como avaliação clínica e busca ativa para identificar lesões relacionadas ao câncer de boca. “Foi uma semana proveitosa e, com certeza, alcançamos o esperado, percebemos que de fato a Semana de Saúde Bucal é necessária para que as pessoas se programem e desenvolvam ações com o mesmo objetivo”, diz. A Semana de Saúde Bucal é para conscientização, os profissionais estão disponíveis nas unidades para atendimento o ano todo.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: