Estado realiza ações antidrogas junto a comunidades escolares

Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas, realizou em Uberaba atividades de prevenção ao uso de drogas. As ações foram promovidas ontem, durante todo o dia, com gincana e capacitação de profissionais e professores.
De acordo com a superintendente de Acolhimento Integral a Usuário de Drogas, Fabiane Rodrigues, que estava representando a subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, as ações realizadas no ambiente escolar têm como foco a prevenção universal, convocar os jovens para debater o assunto de forma lúdica, interativa, para que seja uma discussão com a linguagem e recursos apropriados para este público. “O propósito é mostrar a eles que existem alternativas saudáveis e divertidas de vidas que não conduzem às drogas. Na maratona, desenvolvemos um circuito lúdico esportivo, que aborda valores de vida, habilidades pessoais, de cooperação, diálogo e respeito, que nós entendemos que são valores que cooperam para a prevenção ao uso de drogas”, explica Fabiana.
A gincana foi realizada na Escola Estadual Horizonta Lemos, no bairro Gameleiras, mas também contou com a presença de alunos da Escola Estadual Bernardo de Vasconcelos (Costa Teles) e a Escola Municipal Joubert de Carvalho (Valim de Melo). Além desta atividade, também aconteceu no auditório do Centro Administrativo capacitação de prevenção de recaída, para profissionais que trabalham com usuários de drogas. No curso foram repassadas orientações sobre o aprendizado da melhor abordagem e da qualificação para identificar situações que apontem para uma recaída ao uso de drogas por aqueles que estão ou finalizaram o tratamento.
Já na parte da tarde foi realizada capacitação de professores, com o tema “Diretrizes Internacionais de Prevenção às Drogas na Base Escolar”. O treinamento teve o intuito discutir formas de abordar o tema das drogas na sala de aula. De acordo com Fabiana, essas ações estão sendo realizadas em diversos municípios do Estado, em uma espécie de caravana. A equipe já passou por 11 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar