Estão abertas as inscrições para mesários voluntários em 2018

Eleitores com mais de 18 anos já podem se inscrever para atuar como mesários voluntários nas Eleições 2018. As inscrições podem ser feitas preenchendo ficha pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-mg.jus.br) ou comparecendo pessoalmente ao cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito, mas o interessado também pode se inscrever pelo Disque-Eleitor 148. Compete ao mesário, entre outras atribuições, zelar pela integridade da urna eletrônica, pela legitimidade do processo eleitoral e pela ordem na seção de votação.
Hoje, a Justiça Eleitoral mineira conta com mais de 180 mil mesários voluntários inscritos. Para o primeiro turno das Eleições 2018, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o Estado para atuar perante as mesas receptoras de votos nas zonas eleitorais do Estado. Para as eleições de 2016, a Justiça Eleitoral de Uberaba realizou a convocação de um total de 2.716 mesários, que trabalharam nas mesas receptoras de votos das seções eleitorais nos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Delta, Uberaba e Veríssimo, mas apenas a metade participou do treinamento ofertado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Em 2016, último ano eleitoral, o número de mesários voluntários era de aproximadamente 80%. Para as Eleições 2018, a expectativa é que o número se mantenha. Os cartórios eleitorais já estão em fase de recrutamento dos que vão atuar nas eleições. Os mesários serão nomeados e convocados pessoalmente, por carta ou e-mail, entre dois e três meses antes das eleições, mas esse prazo pode variar de acordo com cada cartório eleitoral. O treinamento dos mesários de Uberaba ocorre, geralmente, em setembro, ou seja, no mês anterior ao que ocorre as eleições.
Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. É importante lembrar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não é garantido que será nomeado.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: