Este ano a cidade não deverá ter a enchente de São José

Famosa “enchente de São José” não deve se repetir este ano em Uberaba. Normalmente, os últimos dias de março são marcados por fortes chuvas, gerando alagamentos em alguns locais, sobretudo no centro da cidade, entretanto, este ano, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de temporais nos próximos dias para Uberaba.
De acordo com o meteorologista do Inmet, Luiz Ladeia, o fluxo de umidade na região está diminuindo gradativamente, assim como a intensidade e quantidade de chuva. A previsão para os próximos dias é de sol entre nuvens, e com o aquecimento podem acontecer chuvas isoladas no período da tarde, e não devem acontecer temporais. “Esse ano tivemos na região um ciclo de chuva bem constante, presente e bem distribuída. Com isso, os temporais não deverão acontecer, assim como a tradicional enchente de São José”, explica.
Entretanto, apesar da previsão, a população deve ficar em alerta e, por isso, o Codau vem chamando atenção para os cuidados necessários. De acordo com o presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto, nos últimos sete anos foram registradas enchentes no fim do mês de março. É uma tempestade que preocupa, por isso está sendo veiculada campanha publicitária de prevenção, adotando medidas de segurança, como não jogar lixo na rua.
“Estamos fazendo esse alerta desde o dia de 10 março e, provavelmente, a ‘enchente de São José’ aconteceu no último sábado, quando registramos chuva de 124 milímetros, mas, pela forma que caiu, não gerou transtornos e nem alagamentos. Mesmo assim, ainda estamos em alerta, portanto, as atitudes de prevenção continuam: coloque os sacos de lixo na lixeira, e se perceber que vem chuva forte, evite deixar veículos na região central, e se houver alagamento, não se arrisque”, afirma o presidente.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar