ExpoZebu virtual terá 23 leilões e lançamento de projetos da ABCZ

Na manhã dessa quinta-feira, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, a ABCZ, promoveu a cerimônia online de lançamento da 86ª ExpoZebu. O evento foi realizado junto com coletiva de imprensa e na mesa, respondendo a perguntas de jornalistas do mundo todo, estavam o presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges Junior; o vice-presidente, Fabiano Mendonça; a diretora de Relações Internacionais, Ana Cláudia Mendes Souza, e o diretor financeiro, Rodrigo Borges.

No dia 5 de fevereiro, a associação havia divulgado que a feira seria no formato semipresencial, porém, na quarta-feira, dia 31, a ABCZ recuou e anunciou que a feira será toda no modelo virtual. A exposição online será realizada do dia 29 de abril a 9 de maio.

O presidente da associação, Rivaldo Machado Borges, visivelmente abalado, disse que “não foi fácil, foi muito difícil, pela segunda vez, a gente ter que tomar essa atitude, mas, mais importante que a ExpoZebu é a vida humana e nós preservamos por isso”. A medida foi adotada tendo em vista o atual momento da pandemia de Covid-19 de Uberaba, cidade sede da feira e da associação. A cidade, em onda roxa desde março, está com hospitais lotados, grande número de infectados pelo vírus e com o número de vítimas diárias da Covid-19 em progressão.

Os tradicionais leilões irão ocorrer de forma online. Até o momento, estão confirmados 23 leilões. Na cerimônia foi anunciado também o lançamento do canal da ABCZ TV. O canal irá contar com programação de seis horas por dia, nos 11 dias da 86ª ExpoZebu. A transmissão será por meio da plataforma do YouTube e contará com a interatividade do público. Será permitida a presença no parque Fernando Costa nos dias da exposição apenas dos trabalhadores envolvidos na feira.

Três momentos de grande importância na 86ª ExpoZebu são pontuados pelo presidente da associação. “Primeiro, o lançamento da ABCZ TV. Esse momento é importantíssimo para o agronegócio brasileiro. Segundo, o lançamento da carne de zebu no formato totalmente diferenciado e do ‘Integra Zebu’, que já foi assinado no final do ano passado com a ministra Tereza Cristina e é um projeto ambiental que a ABCZ já começou a trabalhar e vamos mostrar o resultado”.

Quanto aos criadores de gado zebu que já haviam inscrito seus animais para a exposição e premiações da feira, eles terão o valor da inscrição devolvido e irão ter a participação gratuita na ABCZ TV. Na edição 2021 da ExpoZebu não haverá julgamentos e premiações aos expositores que fazem parte da feira presencial.

A expectativa de negócios da ABCZ para a edição de 2021 da ExpoZebu é alta, porém, não foram divulgados números. A pecuária brasileira está vivendo um bom momento com o gado de corte.

O presidente finalizou mencionando carta aberta de reconhecimento ao produtor rural brasileiro, divulgada no dia 29 de março. Na carta, Rivaldo Machado Borges demonstra indignação diante de notícias falsas e constantes ataques sofridos pelo setor agropecuário. O presidente também cita o caso de propriedades no estado de Rondônia que voltaram a viver o terror das invasões de terra. Rivaldo expõe a revolta quanto à falta de reconhecimento pelo setor e por quem trabalha no campo para continuar garantido alimento na mesa dos brasileiros. E, por fim, exalta o apoio da associação aos milhares de produtores rurais, que são responsáveis pelo único setor econômico que apresentou crescimento em 2020. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar