Feira da Abadia volta no domingo, mas com apenas 80 comerciantes com alvará

Divulgação


No domingo passado manifestantes se reuniram na Prudente de Moraes para exigir a volta da feira naquele local

Prefeitura define regras para a volta da feira da Abadia a partir deste domingo (11). A abertura será gradual e, no primeiro momento, somente participarão 80 portadores de alvará anual. O critério foi definido ontem, em reunião com representantes dos feirantes. 

De acordo com o secretário municipal do Agronegócio, Luís Carlos Saad, a possibilidade de retorno da feira no domingo já vinha sendo discutida internamente há três semanas e a limitação inicial se deve às regras em vigor no município. “Vamos trabalhar com os feirantes que já atuam todos os dias nas outras feiras da cidade e têm um alvará anual previamente tirado. Os feirantes que tiram um alvará só pra funcionar a barraca no domingo não vai ser possível agora porque o decreto de emergência feito no início da pandemia estabelece que não temos condição no momento de liberar alvará de hipótese alguma”, afirmou.

Já o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, acrescenta que também não será liberada ainda a alimentação no local. “Tivemos muitos questionamentos sobre as pessoas poderem se alimentar na feira, o que não será permitido, para evitar aglomeração. Portanto, o consumidor deverá ir até o local, fazer suas compras e ir embora”, posicionou.

Presente à reunião ontem para tratar sobre as regras para a volta da feira da Abadia, o presidente da Associação dos Feirantes, Cláudio Luís da Costa, pediu compreensão dos permissionários que ainda não foram contemplados. “Queria pedir um pouco de paciência ao pessoal do Feirão, porque também estamos trabalhando para conseguirmos a liberação para eles também”, disse.

Um documento com medidas sanitárias para o retorno da feira da Abadia foi apresentado ontem pela Associação dos Feirantes. Além do uso de máscara, face shield, luvas e toucas pelos funcionários das barracas, também foram definidas medidas de distanciamento para o retorno da feira no domingo. Pela proposta, a disposição das barracas será modificada e a montagem será na área central da avenida, em fila única, sem o corredor, com distanciamento de cinco metros entre cada banca.
O texto final com as regras está sendo elaborado e deve ser publicado pelo município nesta sexta-feira (9). Uma nova reunião com os feirantes deverá ser feita hoje para tratar os detalhes finais da retomada das atividades. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar