Festa da Abolição da Escravatura reúne 5 mil pessoas em Uberaba

Cerca de cinco mil pessoas participaram ontem das celebrações dos 129 anos da Abolição da Escravatura. As atividades começaram cedo com o tradicional encontro de congadas, moçambiques, afoxés e vilões, na rua Tapajós, no bairro Mercês. Diversos grupos saíram do local em cortejo até a praça Santa Teresinha com o chamado fitão.
Na praça, assim que chegaram, foi celebrada a missa em homenagem às Almas dos Cativos, que são os antepassados, com a apresentação do Coral Afro de Uberaba e a divulgação dos festeiros de 2018.
Após a missa foi realizado almoço especial no Centro de Turismo Étnico Sebastião Mapuaba. Para fechar o dia, à noite aconteceu o tradicional Baile de Gala no Uberaba Tênis Clube, com a coroação dos festeiros de 2018. Para os organizadores, este “13 de Maio” foi ainda mais especial, pois a data foi no sábado, o que levou número ainda maior de pessoas para participar dos festejos.
“Todos os anos esta celebração é importante, pois cultuamos os nossos ancestrais, a nossa cultura e a nossa religiosidade. A data, para nós, não é só festividade, é também religião. Quanto aos desafios, acredito que ainda é preciso fazer muito mais; antes a festa era no centro, hoje estamos próximo ao canto, logo estaremos de fato no canto”, revela a diretora de Ações Culturais e Assuntos Afro da Fundação Cultural, Elisabete Cardoso.
Luís Marcelo Conceição, o “Marcelo Simpatia”, que também estava na organização, disse que a festa é bonita, mas que também leva à reflexão. “A Abolição da Escravatura é uma luta que nunca terminou e nunca vai terminar, o preconceito sempre vai existir, mas isso não vai tirar a nossa força, a vontade de realizar essa manifestação, que é um grito de liberdade”, diz.
Em meio às tradições, que são repassadas de pai para filho, Washington Luís Silva da Cruz fez questão de levar o filho para a festa, mesmo ainda sendo um bebê. Para ele, é importante a participação das crianças. “É herança de família, e faço questão de tê-lo aqui neste momento”, afirma.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: