Funcionários da UFTM chegam para se vacinar em sistema drive-thru e são informados que nomes não estão na “lista”

 
Filas de carro se formaram na manhã desta terça-feira em Uberaba à espera da imunização (Foto: Leitor JM) 

Um servidor da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) que prefere não ser identificado procurou a reportagem do Jornal da Manhã para registrar a falha na comunicação ocorrida entre a equipe de vacinação no sistema drive-thru e a universidade. Segundo o servidor, ontem ele e outros colaboradores receberam o aviso da chefia para procurar a unidade instalada no Cemea Abadia nesta terça-feira (9) para receber a primeira dose da vacinação contra a Covid-19. 

Mas, ao chegar na unidade hoje pela manhã, ele e os demais funcionários da UFTM foram surpreendidos com a informação de que os nomes deles não estão na lista repassada pela universidade e que sem ter esse documento com a relação exata de quais profissionais vão receber as vacinas, a imunização não poderá ocorrer. “Só no meu departamento umas 50 pessoas receberam a informação da chefia ontem para virmos vacinar. Hoje aqui na fila já vi gente do setor da necropsia, enfermagem, e outros departamentos”, afirma o servidor. 

Ele conta ainda que procurou a equipe que está aplicando as doses e a informação é de que a lista estava “chegando”. Porém, segundo o denunciante, a fila de carros está aumentando e até agora ninguém da universidade havia sido imunizado nesta manhã. “Me sinto num papel de bobo, a gente chega aqui, estamos esperando e nada. Muitos saíram do horário de trabalho e terão que pagar essas horas depois”, comenta. 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa responsável por assuntos relacionados aos servidores da saúde da UFTM. Em nota, o Hospital de Clínicas disse que encaminhou ontem no final da tarde uma nova lista com profissionais do segmento assistencial, conforme critérios definidos pela própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Porém, a pastapediu alguns dados a mais. “O hospital está trabalhando no envio desses dados, a previsão é de que até o final da manhã todas as informações pendentes tenham sido fornecidas”, diz a nota. 

A assessoria de imprensa da Prefeitura também foi acionada. Em nota enviada ao Jornal da Manhã, a organização do sistema drive-thru informou que o serviço segue ocorrendo sem nenhum problema operacional. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que duas instituições mandaram as listas com um número superior ao previsto de pressoas a serem vacinadas, ou faltando os dados "imprescindíveis" para a verificação das informações.  

Em específico, o caso dos servidores do HC-UFTM, a assessoria da PMU informa que a unidade enviou apenas o nome do profissional, faltando detalhes como CPF, RG, função e setor que o colaborador atua. As duas instituições foram orientadas a encaminhar uma nova lista, com urgência, seguindo os padrões da SMS, caso contrário, a vacinação não será autorizada. "A Secretaria Municipal de Saúde tem seguido rigorosamente os protocolos determinados para garantir a lisura do processo. Diante disso, muitas pessoas estão optando por aguardar a chegada das listas corretas, o que não está sendo impedido pela Secretaria. A consequência é a fila de espera formada", complementa a nota oficial.  

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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