Fundação inaugura exposição São Francisco de Assis e Santa Clara

Com o tema “São Francisco de Assis e Santa Clara”, Fundação Cultural inaugura hoje exposição que apresentará as expressões do barroco mineiro e a genialidade de Aleijadinho. O conteúdo foi cuidadosamente estudado e desenvolvido pelos artistas Aguimar José Luiz e Wilker Campos. A mostra será aberta às 16h, na Galeria de Arte Rachel Machado, com esculturas, cerâmicas e pinturas.

A coleção “São Francisco de Assis e Santa Clara” corresponde a um trabalho de três anos de pesquisa histórica sobre a manifestação do estilo artístico barroco em Minas Gerais. Os estudos levaram Aguimar e Wilker até a simbologia, principalmente maçônica, da obra de Aleijadinho (1730-1814), importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

“O barroco mineiro, desenvolvido entre os séculos XVIII e XIX, remete a Aleijadinho, que trabalhou a vida toda com a maçonaria, mesmo sendo negro e deficiente”, explica José Luiz. A exposição traz esculturas e cerâmicas que abordam a “linguagem secreta” maçônica – São Francisco e Santa Clara – que conviveu com Aleijadinho.

Já os trabalhos sobre tela são de Wilker Campos, pintor e pesquisador de arte. “Ao todo são dez esculturas e cerâmicas e três telas, onde expressa a simbologia do olhar, da mão e do movimento”, esclarece Wilker.

A exposição vai até o dia 1º de novembro. A Galeria de Arte Rachel Machado está localizada na sede da Fundação Cultural de Uberaba, na praça Rui Barbosa, 356, centro, que está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

%d blogueiros gostam disto: