Gestão da UFTM apresenta Plano de Retomada de Atividades

Foto/Arquivo JM

A gestão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) apresentou na tarde da última quarta-feira, 2, os principais pontos do Plano de Retomada de Atividades para os diretores dos institutos, Cefores e Campus Universitário de Iturama. O Plano foi protocolado para aprovação na Prefeitura Municipal de Uberaba, conforme estabelecido no Decreto Municipal nº 6.105, de 2 de outubro de 2020. A elaboração do documento foi iniciada em maio de 2020, com a criação de grupo de trabalho técnico composto para essa finalidade. O documento foi aprovado pelo grupo no dia 30 de novembro e prevê o protagonismo das unidades administrativas e acadêmicas da UFTM na elaboração dos protocolos de retorno das atividades. 

O Plano estabelece critérios considerando a evolução da pandemia de Covid-19, a implementação progressiva de ações, todas com foco na preservação da vida e da saúde, e leva em conta aspectos científicos de enfretamento adotadas pelos governos municipal, estadual e federal.

De acordo com a Universidade, em tempos de trabalho presencial (antes da pandemia), cerca de dez mil pessoas circulavam em seus ambientes periodicamente, entre discentes e visitantes que chegavam às suas instalações, seja em Uberaba ou em Iturama, vindo de diversas regiões do país. Com o início da pandemia e mudança para o trabalho e ensino remoto, parte dos alunos voltaram para suas cidades, e essa realidade exigiu um extenso trabalho para elaboração do plano visando garantir a segurança da comunidade e o retorno gradual e seguro. 

Protocolado na última quinta-feira, 3, na Prefeitura Municipal de Uberaba, o Plano de Retomada seguiu o estabelecido no Decreto Municipal nº 6.105: para retorno gradual de atividades presenciais, é necessária a apresentação de protocolo de biossegurança com aprovação do Comitê Municipal Técnico-Cientifico. Após a aprovação, cada unidade deverá seguir o estabelecido no plano e propor ao Comitê proposta de retomada com foco na preservação da vida e da saúde.

O documento será apresentado para o colegiado dos institutos, Campus Universitário de Iturama, Cefores e para os membros do Conselho Universitário – Consu e disponibilizado para a comunidade no Portal da UFTM, na aba Plano de Retomada de Atividades da UFTM. Cabe esclarecer que o documento final pode passar por ajustes após a análise do Comitê Municipal Técnico-Científico.

Ainda de acordo com a UFTM, não se trata de retorno imediato às atividades presenciais. Os prazos ainda serão estabelecidos para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais.


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar