Gestores de saúde se preparam para atendimento com helicóptero

Superintendência Regional de Saúde de Uberaba participa, pela primeira vez, de Simpósio Aeromédico de Minas Gerais. O evento, que foi realizado ontem em Varginha, reuniu todas as regionais que possuem aeronaves para o atendimento de pacientes.
Como Uberaba será o próximo município a receber uma aeronave, o superintendente de Saúde, Ivan José da Silva, participou do evento e, segundo ele, foi proveitoso para troca de experiências. “O simpósio nos trouxe um olhar de vivência das regiões que já operam aeronaves. O que precisa, qual o suporte, as dificuldades, o alinhamento com os hospitais que irão receber pacientes transportados pela aeronave, enfim, é um grande aprendizado. Inclusive, durante o evento fui informado que já foram destinados os pilotos da aeronave de Uberaba, que são do Corpo de Bombeiros e estão se mudando para a cidade na semana que vem. Eles vão ajudar, desde já, no estudo de logística, como os locais de pouso”, explica Ivan.
Com relação à chegada da aeronave, de acordo com o superintendente, a expectativa é que ainda este mês ela esteja em Uberaba. As obras de construção do heliporto estão a todo vapor, uma vez que será o local em que aeronave permanecerá até que o serviço entre em operação. “Será um helicóptero Esquilo. A empresa deverá repassá-lo ao Estado na segunda quinzena de maio, por isso estamos correndo contra o tempo para terminar a obra do hangar, o heliporto, que está sendo construído no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros, na Univerdecidade”, explica.
Segundo Ivan, depois que o helicóptero chegar a Uberaba, começa o treinamento da tripulação que irá atuar com a aeronave. Esse será o segundo desafio. “Estamos concluindo um edital para contratação de médicos e enfermeiros que irão trabalhar nessa aeronave. Eles também passarão por treinamento. A nossa previsão é que o atendimento aos pacientes, isto é, o serviço, entre em operação na primeira quinzena de junho”, revela o superintendente.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar