HC-UFTM inicia vacinação de profissionais contra a covid-19

Na manhã de 22 de janeiro, teve início a vacinação contra a Covid-19 para profissionais que trabalham no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A primeira etapa da imunização foi voltada para colaboradores das áreas da saúde e de higienização atuantes em setores que prestam atendimento a pacientes com a doença, conforme critério estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberaba/MG, que disponibilizou 312 doses para a instituição.

O primeiro vacinado foi o enfermeiro Reinaldo Donizete Morais, de 37 anos, pertencente ao quadro de funcionários do Pronto Socorro Adulto e Infantil. Trabalhando no Hospital há dois anos, ele descreveu o momento como de grande emoção. “Não imaginávamos que uma vacina poderia estar disponível em menos de um ano da chegada do vírus ao país. É uma surpresa muito positiva, que nos deixa feliz. Tomara que em breve seja disponibilizada para toda a população, para além dos trabalhadores dos serviços de saúde”, afirmou.

A gerente Administrativa em exercício da Superintendência do HC, Heloisa Shih, avalia que o início da vacinação representa um raio de esperança. “Hoje começamos a proteger nossos trabalhadores da linha de frente de enfrentamento ao novo coronavírus. É motivo para comemorarmos. Entretanto, dia ainda mais feliz será aquele em que tenhamos vacinado até o último colaborar do hospital, que é essencial para a comunidade e depende desses profissionais para funcionar”, sintetizou.

Para o infectologista Fernando de Freitas Neves, também vacinado na primeira turma, a imunização é importante para a segurança e tranquilidade de quem trabalha em contato direto com pacientes. “A CoronaVac proporciona a quem a recebe um potencial pouco acima de 50% de não ser infectado pela Covid-19 e, em caso de eventual infecção, afasta em 78% o risco de desenvolvimento de quadros graves. Isso é muito relevante”, explicou.

O prazo ideal para aplicação da segunda dose do imunizante é entre 14 e 28 dias após a primeira, segundo o Instituto Butantan, parceiro da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech no desenvolvimento da CoronaVac. Em conformidade com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, as doses destinadas ao município de Uberaba são geridas pela SMS, também responsável por definir o cronograma das próximas etapas de aplicação. O HC-UFTM já forneceu à Secretaria a lista de todos os profissionais assistenciais, administrativos e de apoio que atuam na instituição, a fim de que os mesmos possam ser inseridos nas próximas fases da imunização.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: