Historiadores realizam salvaguarda da Festa de Nossa Senhora da Abadia

A equipe da Fundação Cultural de Uberaba realiza a salvaguarda da Festa de Nossa Senhora da Abadia. O objetivo é legitimar oficialmente a festa que foi registrada como patrimônio cultural de Uberaba. 

Nesse primeiro momento, o trabalho é realizado com registro a partir de fotografia e filmagens. A festa também será inserida dentro da Educação Patrimonial desenvolvida pela autarquia a partir do professor de história Gustavo Vaz.

O historiador responsável pela salvaguarda, Gustavo Vaz explicou sobre as técnicas e porque a trabalho é desenvolvido pela FCU.

“Nós temos que deixar claro todos os anos que essa festa é património e será levada aos circuitos de turismo e educação, agora de forma oficial porque foi registrada. Também, para a gente ter essa festa como patrimônio e legitimar a fé e devoção a Nossa Senhora da Abadia visto que a santa ‘tirou’ o título de Santo Antônio e São Sebastião devido a fé e devoção do uberabense”. 

Futuramente a festa será colocada em guias turísticos e será inserida dentro do projeto Educação Patrimonial desenvolvido por Gustavo.

Até  o dia 14 de agosto, serão realizados Santa Missa, Santo Terço e Ofício Divino todos os dias. A missas serão transmitidas pelo Facebook.

Leia também: "Passeio" da imagem da Padroeira emociona fiéis em suas paradas


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar