Horta é reformada em assentamento de Veríssimo e em escola municipal de Uberaba

Foto/divulgação

Acadêmicos da Agronomia Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio do Projeto CRS (Carreira, Responsabilidade e Sustentabilidade), realizaram reforma completa de horta comunitária do Assentamento Irmã Doroty, com o apoio do CRAS Volante e a Prefeitura de Veríssimo (MG). Os alunos realizaram o preparo do terreno, adubação e plantio de 2 mil mudas de plantas olerícolas, vegetais e frutíferas.

De acordo com o aluno líder Gabriel Carvalho, foi realizada uma reunião com representantes do assentamento rural e com a prefeitura de Veríssimo (MG), sendo estabelecidos os dias e horários das atividades. “Realizamos uma visita inicial ao local para medir as dimensões do terreno, onde foram feitos os cálculos de materiais e mudas”, conta Gabriel.

As atividades foram realizadas em dois dias, sendo no primeiro dia a limpeza do terreno e preparo dos canteiros e no segundo dia o plantio das mudas. Após o plantio, os alunos realizam uma monitoria periódica, de 15 em 15 dias, para manter o projeto em andamento.

“O projeto foi muito importante para aprendermos sobre o manejo da horta, o uso do substrato, por exemplo, foi um grande aprendizado. Agradeço muito a todos envolvidos, em especial a Agrônoma Letícia Pessato, a aluna Gabriela Pessato, o aluno Gabriel Carvalho e todos outros que ajudaram. Com esse projeto, minha mãe e eu fomos beneficiadas com as plantas da horta”, comenta Karina, moradora do Assentamento Irmã Doroty.

A ação foi realizada pelos alunos Arnóbio Andrade, Arthur Mendonça, Carlos Eduardo Oliveira, Carolina Belo, Gabriel Ribeiro, Gabrielly Freitas, Heitor Botelho, Igor Zancanner, Lais Santi, Robson Junior e Alexandre Lolato, sob orientação do professor Saulo Cardoso.

Todas as ações foram realizadas tomando as devidas precauções de prevenção ao Covid-19, mantendo distanciamento de 1,5 metros a 2 metros, uso de luvas e máscaras, não compartilhamento de ferramentas, higienização com álcool 70% das ferramentas e das mãos e verificação de temperatura.

Em Uberaba, os alunos, construíram horta com mudas de alface, couve, rúcula e almeirão na Escola Municipal Santa Maria, em Uberaba (MG). Com ataque de passarinhos, os alunos precisaram refazer o plantio das mudas, servindo como aprendizado. A professora responsável pelo CRS, Mônica Fedatto acompanhou todo projeto.

Os alunos realizaram uma reunião com a diretora Valeria Salgado para conhecer e identificar como poderiam contribuir com a instituição. A escola desenvolve um projeto comunitário de doações de cesta básica e verduras para famílias carentes. Em decorrência da pandemia da Covid-19, a escola ficou fechada e perdeu a horta.

“Sabendo do projeto e da perda da horta, reunimos e vimos a possibilidade de iniciar uma nova horta. Além disso, pensamos em colocar algumas torres de minhocas com restos de matérias orgânicas de vegetais. Todos materiais orgânicos que iriam para o lixo serão transformados em humus de minhoca ajudando o meio ambiente e contribuindo para um mundo mais sustentável”, comenta Gabriela Cunha, aluna do 2º período.

“De cara identificamos uma infestação de formigas, onde fizemos o controle e limpeza total do terreno. O projeto foi um verdadeiro aprendizado tanto profissional quanto pessoal”, conta o aluno João Pedro Castanheira.

Após o plantio das sementes, os alunos foram surpreendidos com a notícia de que pássaros haviam comido todas mudas plantadas. “Como qualquer cultivo, existe a possibilidade de acontecer esse tipo de adversidade. Ficamos tristes, mas vimos como aprendizado. Refizemos o plantio das mudas, mas com armadilhas para espantar os pássaros, cruzamos todos os canteiros com rabiolas coloridas e cds pendurados. Essa situação foi importante para refletirmos que os contratempos acontecem e precisamos buscar soluções para resolver. A professor Mônica acompanhou todo processo, nos ajudando e incentivando em todo projeto”, destaca Gabriela.

A expectativa é de prosseguir o projeto no próximo ano, auxiliando os alunos da própria escola na continuidade do projeto quando as aulas presenciais voltarem, possibilitando os estudantes aprenderem de perto a importância da sustentabilidade.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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