Idosos deixam de cumprir agenda de testagem qualificada de Covid-19

Secretaria de Saúde registra abstenção nos comparecimentos agendados para a realização da testagem qualificada para a Covid-19. A pasta tinha expectativa de demanda maior na procura pelo teste, que é disponibilizado de forma gratuita para idosos que apresentam sintomas de síndrome gripal, através do chamado “walk-thru”.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, as pessoas estão se cadastrando de forma online no aplicativo, mas, no horário agendado, não comparecem à unidade básica de saúde. Segundo balanço, de um total de 1,5 mil agendamentos, foram realizados em torno de 1,2 mil exames. “Nossa expectativa é que a demanda fosse maior”, avalia. Segundo ele, a situação é idêntica à que ocorre nas consultas eletivas, quando é feita a marcação, mas o paciente não comparece.

Por outro lado, a SMS está com novas estratégias para ampliar a testagem da Covid-19. Agora, os exames também serão disponibilizados para pessoas com comorbidade, independentemente da idade, que estejam apresentando quadro de síndrome gripal. Isso porque a maior parte dos óbitos ocorridos pela doença, cerca de 99%, foi de pessoas com comorbidade.

A pasta também dá andamento ao projeto de oferecer exames por “drive-thru” – onde a pessoa não precisa sair do veículo para a realização do teste. Nesta ação, que deve começar em quinze dias, a estimativa é realizar dez mil testes. Conforme Robert Boaventura, a licitação para a compra dos exames está em processo de conclusão.

O diretor da Vigilância em Saúde também informa que a UPA São Benedito será uma “Unidade Sentinela” – projeto desenvolvido pelo governo estadual, que também visa à testagem para a Covid-19. “Praticamente todas as pessoas com síndrome gripal grave que vão à UPA serão testadas, de acordo com a análise clínica do médico”, diz.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar