IEATM promove curso de combate a incêndio

Segundo pesquisa, o Brasil registra maior índice do mundo de preocupação com incêndio
Nas últimas décadas, houve um aumento muito grande na preocupação com incêndios nas edificações no Brasil, mais por questões circunstanciais que por um processo de conscientização. Os grandes incêndios que ocorreram nas décadas de 70 e 80 no Brasil deflagraram uma corrida contra o tempo para gerar normas, legislações e outras exigências que tornassem as edificações mais seguras.

Após as grandes catástrofes ocorridas, com grande repercussão nos telejornais e redes sociais, principalmente a da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 27 de janeiro de 2013, matando 242 pessoas e ferindo 116, ocasionado pelo acendimento de um sinalizador, mostrou ao mundo como a imprudência e as más condições de segurança podem colocar a vida das pessoas em risco. Depois dessa fatalidade, segundo pesquisa, o Brasil registra maior índice do mundo de preocupação com Incêndio, três vezes acima da média global.

Para contribuir com relevantes informações para agregar aos cuidados relacionados a prevenir riscos, o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), em Uberaba (MG), promove curso de Prevenção e Combate a Incêndio voltado para estudantes de Engenharia e Arquitetura e recém-formados na área. O curso será ministrado pelo engenheiro sanitarista, civil e Segurança do Trabalho, Walmir Januário, no dia 20 (sábado), das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do IEATM, na avenida Leopoldino de Oliveira, 1020. Os participantes receberão certificado.

Inscrições aqui. Integram o conteúdo, Fundamentos do fogo e incêndios; Aspectos legais e terminologia; Sistemas e equipamentos de proteção e combate a incêndio; Segurança estrutural das edificações; Iluminação de emergência; Central de gás; Eventos temporários; Planos de emergência; Extintores portáteis, Hidrantes e mangotinhos, Chuveiros automáticos, Sistema de controle de fumaça, Combate a incêndio por agentes gasosos, Sinalização e rotas de fuga e Análise de risco e Investigação de acidentes.

Haverá aulas teóricas de caráter expositivo e aulas práticas de resolução de exercícios. As aulas teóricas consistirão na exposição e troca de informações visando fornecer ao aluno do curso conhecimentos básicos para interpretação de projetos de Combate a Incêndio e Pânico de edificações. As aulas contarão com questões deparadas normalmente pelos profissionais da construção civil durante a elaboração de projetos, cálculos, planos de emergência e vistorias para emissão de laudos.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: