IFTM lança processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio para 2021

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) publicou o edital do processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio para início no primeiro semestre de 2021. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Internet, por meio da página de ingresso do IFTM, do dia 30 de novembro de 2020 a 21 de janeiro de 2021.

São ofertadas 1.709 vagas em diversos cursos nas modalidades Integrado ou Concomitante ao Ensino Médio, distribuídas entre os nove campi e um polo da instituição. Do total geral de vagas, o IFTM disponibilizará 60% para vagas reservadas, 35% para ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Em virtude da pandemia da covid-19, a forma de seleção deste ano sofreu alterações e será realizada por meio da análise do histórico escolar, com a média das notas do 8º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Para o cálculo desta média, soma-se as notas obtidas nas referidas disciplinas e divide-se por 5. A classificação será feita pela ordem decrescente da média obtida pelo candidato, observando-se o número de vagas do quadro de distribuição de vagas e grupos de concorrência.

A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$30,00, mas quem não puder arcar com esse valor pode solicitar a isenção caso se enquadre nos requisitos do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição e, para isso, deve ler com atenção as orientações do edital.

Para validar a inscrição, o candidato deverá enviar até o dia 22 de janeiro de 2021 os documentos exigidos no sistema de inscrições: Documento oficial com foto; Histórico escolar do ensino fundamental (cópia legível) ou declaração contendo as disciplinas e a média das notas obtidas pelo estudante no 8º ano (penúltimo ano) do ensino fundamental. O candidato deve verificar o preenchimento correto dos dados informados no formulário de inscrição para não ser desclassificado.

Os candidatos aprovados nas vagas reservadas ou nas vagas para pessoas com deficiência deverão comprovar essa condição no ato da matrícula e os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

O resultado preliminar estará disponível na página de ingresso no dia 9 de fevereiro de 2021 e o resultado final será divulgado no dia 12 de fevereiro.

Mais informações na página de ingresso do IFTM.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar